Assistência Técnica

CAU/BR apresentou em Belém panorama da Assistência Técnica no Brasil

seminario-athis
Gilson Paranhos apresenta a experiência da CODHAB-DF em Brasília

As principais experiências de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo que estão acontecendo em todo o Brasil foram apresentadas no II Seminário Nacional de Assistência Técnica, que aconteceu em Belém em 09/09/16.  O evento foi promovido pela Comissão de Política Profissional do CAU/BR e aberto a todos os interessados no tema.

 
 
Houve palestras de arquitetos e urbanistas que trabalham com ações de governo, ensino em universidades e que trabalham diretamente com a população, orientando sobre a melhor forma de construir sua residência. De Brasília, Gilson Paranhos apresentou o trabalho pioneiro da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), que já abriu 10 postos de assistência técnica nas comunidades próximas a Brasília e realiza semanalmente ações comunitárias para criação de espaços públicos. De São Paulo, as arquitetas Fabricia Zulin e Renata Coradin falaram sobre a construção de 94 unidades habitacionais para as famílias do Projeto Canhema II, em Diadema (o trabalho das arquitetas foi financiado por meio de um edital de patrocínio do CAU/BR).

 

 
Para falar da formação dos profissionais para enfrentar os desafios da habitação social, o evento recebeu a professora Ângela Souza, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os professores José Raiol e Anna Cristina Meirelles, da Faculdade Ideal, do Pará, relataram o projeto Mão na Massa, que leva os estudantes de Arquitetura às comunidades carentes de Belém.
 
 
 
Professora Ângela Gordilho Souza, da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Professora Ângela Gordilho Souza, da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

A Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB-PA) mostrou o programa Cheque-Reforma, que além de financiar os materiais de construção, fornece assessoria técnica de arquitetos e urbanistas para as famílias beneficiadas. O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, também esteve presente no evento e apresentou as ações do Conselho no sentido de ampliar a oferta da assistência técnica no país. Uma delas a destinação, a partir de 2017, de dois por cento da arrecadação do Conselho para financiar projetos na área.

 

 
Veja abaixo a programação completa:
 

 

002264000000000

 

 
FONTE: CAU/PA
 

 

Publicado em 08/09/2016, atualizado em 10/09/2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

Assistência Técnica

Nota Técnica do IPEA defende inclusão de melhorias habitacionais no programa “Minha Casa, Minha Vida”

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Assistência Técnica

Tragédia no litoral paulista mostra que ATHIS é uma necessidade, afirma presidente Nadia Somekh

Pular para o conteúdo