CAU/BR

CAU/BR assina acordo com o NCARB, conselho de arquitetura dos EUA

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) assinaram um acordo de cooperação para a troca de informações sobre a regulação do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo e o aprimoramento de padrões profissionais que garantam preservação da saúde, segurança e bem-estar da sociedade.

 

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, a parceria com o NCARB possibilitará um intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições com benefícios mútuos. “O acordo trará novos conhecimentos que poderão contribuir para o aprimoramento da regulamentação profissional e do ensino da Arquitetura e Urbanismo no país. Significa também mais um reconhecimento internacional da importância do CAU/BR”.

 

“É uma honra para a NCARB estar em uma posição de colaborar com o Brasil no fortalecimento e na solidificação dos marcos regulatórios para o exercício profissional de arquitetos e urbanistas”, disse Dale McKinney, presidente da entidade. “Também esperamos aprender com as atividades desenvolvidas no Brasil, especialmente sobre o eficiente sistema de monitoramento de vários aspectos da prática profissional”, completou McKinney, referindo-se ao Sistema de Inteligência Geográfica do CAU, o IGEO.

 

Um dos principais pontos de interesse do CAU/BR no acordo – que começou a ser articulado em agosto de 2014, durante o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) em Durban, na África do Sul – é a troca de informações sobre o sistema de educação continuada de arquitetos e urbanistas desenvolvido pela NCARB.

 

Outro exemplo americano é o conjunto de requisitos e procedimentos adotados pela instituição para que os profissionais sejam habilitados para o exercício da Arquitetura e Urbanismo, incluindo o Exame de Registro do Arquiteto (ARE), o Programa de Desenvolvimento do Estagiário (IDP) e o Sistema de Educação da NCARB – que estabelece os requisitos para os cursos de qualificação profissional por meio de um programa certificado pelo National Architectural Accrediting Board (NAAB).

 

Sobre o NCARB

O National Council of Architectural Registration é formado pelos órgãos de registro de arquitetos e urbanistas dos 50 estados e 4 territórios dos Estados Unidos. O conselho nacional é responsável por um programa único de certificação de profissionais, além de monitorar e oferecer suporte ao registro de arquitetos nos EUA.

 

 

Outros acordos

Além do NCARB e da AIA, o CAU/BR já firmou acordos com as seguintes entidades internacionais: Ordem dos Arquitectos de Portugal (OAP), National Architectural Accreditation Board (NAAB), Royal Institute of British Architects (RIBA), Architects Council of Europe (ACE) e Conselho Superior de Colégios de Arquitetos da Espanha (CSCAE).

 

Clique aqui e leia o texto da Declaração de Cooperação CAU/BR – NCARB

 

 

Publicado em 23/01/2015.

MAIS SOBRE: CAU/BR

23 respostas

  1. Há notícias recentes sobre o acordo de cooperação? o CAU já pode disponibilizar informações sobre nosso histórico de trabalho no Brasil para contar quando eles solicitam o estágio em empresas americanas?
    Obrigada.

  2. Sou arquiteta e urbanista formada no Brasil e agora estou de mudança para os Estados Unidos através do meu casamento com um americano. Já tenho um numero de registro no NCARB que foi solicitado com a ajuda do CAU no Brasil. Mas agora estou completamente perdida sobre qual o próximo passo. Alguém pode me ajudar? Só recebi explicações sobre as horas de trabalho necessárias para o ganho da licença através do monitoramento de um mentor ou supervisor arquiteto, mas sei que não é só isso.

    1. NCARB nao abre execao. vc tera que fazer as 6 provas como todo arquiteto nos USA.

    2. Boa noite Cintia!
      Qual seria a data de validade pedida no cadastro do NCARB, sendo que a carteira profissional no Brasil é definitiva? Você saberia me informar? Agradeço desde já.

  3. Bom dia,

    É necessário ter a licença NCARB para trabalhar como arquiteta nos EUA?

    Obrigada.

    1. Nao. vc so precisa da liscensa no caso de assinar projetos. VC pode trabalhar em empresas de arquitetura onde os diretores irao re gistrar o projeto.

  4. Sou arquiteto com diploma americano e licença de arquiteto nos Estado Unidos validada pela NCARB. Ainda não consegui validar me diploma aqui no Brasil para obter o CAU. Será que existente uma equivalência ou vai existir em breve? Obrigado

    1. Nicolas, o primeiro passo é revalidar seu diploma em uma universidade federal, como exige a lei brasileira.

  5. Atualmente eu moro nos EUA e estou em processo para a validacao do meu diploma e registro. Estou em contato mutuo com o NCARB, mas esta sendo bem complicado. Espero em breve ter boas noticias mesmo porque tenho meu registro no Brasil e carterinha do CAU/MT, espero que ajude.

    1. Oi Marcella,
      Eu sou formada em arquitetura e urbanismo no Brasil e estou tentando o mesmo que voce. Trabalho ha dois anos em um escritorio de arquittura aqui nos EUA e comecei agora minha batalha pela minha licenca. Sera se voce poderia me dar seu email para que eu possa tirar algumas duvidas?

    2. Marcella e Jana,

      Moro nos EUA e gostaria de receber informacoes sobre o processo para obter a licenca aqui, assim como a Jana trabalho em um escritorio de arquitetura a mais de dois anos. Agradeco se voces puderem me ajudar.

    3. Ola Meninas!

      Eu sou arquiteta e moro nos EUA como voces. Mas ainda estou nos primeiros passos do processo pra revalidar meu diploma aqui. Eu fico feliz em saber que tem pessoas assim como eu tentando o mesmo aqui nos EUA e ficaria muito grata se uma de voces pudesse compartilhar alguma informacao comigo.

    4. Olá Meninas!
      Estou me formando este ano no Brasil e pretendo ir para os EUA ano que vem, vocês conseguiram revalidar o diploma ai? Se alguma de vocês pudesse compartilhar comigo as informações de como funciona e como faz, eu agradeceria. Obrigada, aguardo.

    5. Validar o diploma de arquiteto no Board of education e facil. O systema do NCARB e rigido e nao tem flexibilidade. VC e obrigado a ter horas de experiencia em varios assuntos. so apos estas horas estarem completas e o s documentos approvados a autorizacao para fazer as provas sera consedido.

  6. Excelente iniciativa. Parabéns ao CAU. Será necessário algum curso de capacitação ou algo parecido para obter esta licença para o exercício profissional nestes países. Gostaria de informações a respeito, pois são de meu interesse.

    1. Prezada Heloisa, por enquanto o acordo prevê apenas troca de informações e debates conjuntos. Quando houver mais novidades, publicaremos aqui no site. Acompanhe!

  7. Este acordo facilitara o nosso exercício profissional neste
    Pais?

  8. Senhores,
    Importante a iniciativa, etc.
    Mas, é bom estarmos alertas e vigilantes com profissionais de outros países atuando no Brasil.

    1. Acho que o objetivo do arquiteto Brasileiro deveria ser de expandir seu mercado e fazer mais e mais projetos internacionais.

  9. Excelente, iniciativa! Cada dia fico mais orgulhoso do nosso CAU. Mostrando responsabilidade e comprometimento com os profissionais.

    Parabéns.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo