CAU/BR

CAU/BR assina acordo com o NCARB, conselho de arquitetura dos EUA

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) assinaram um acordo de cooperação para a troca de informações sobre a regulação do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo e o aprimoramento de padrões profissionais que garantam preservação da saúde, segurança e bem-estar da sociedade.

 

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, a parceria com o NCARB possibilitará um intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições com benefícios mútuos. “O acordo trará novos conhecimentos que poderão contribuir para o aprimoramento da regulamentação profissional e do ensino da Arquitetura e Urbanismo no país. Significa também mais um reconhecimento internacional da importância do CAU/BR”.

 

“É uma honra para a NCARB estar em uma posição de colaborar com o Brasil no fortalecimento e na solidificação dos marcos regulatórios para o exercício profissional de arquitetos e urbanistas”, disse Dale McKinney, presidente da entidade. “Também esperamos aprender com as atividades desenvolvidas no Brasil, especialmente sobre o eficiente sistema de monitoramento de vários aspectos da prática profissional”, completou McKinney, referindo-se ao Sistema de Inteligência Geográfica do CAU, o IGEO.

 

Um dos principais pontos de interesse do CAU/BR no acordo – que começou a ser articulado em agosto de 2014, durante o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) em Durban, na África do Sul – é a troca de informações sobre o sistema de educação continuada de arquitetos e urbanistas desenvolvido pela NCARB.

 

Outro exemplo americano é o conjunto de requisitos e procedimentos adotados pela instituição para que os profissionais sejam habilitados para o exercício da Arquitetura e Urbanismo, incluindo o Exame de Registro do Arquiteto (ARE), o Programa de Desenvolvimento do Estagiário (IDP) e o Sistema de Educação da NCARB – que estabelece os requisitos para os cursos de qualificação profissional por meio de um programa certificado pelo National Architectural Accrediting Board (NAAB).

 

Sobre o NCARB

O National Council of Architectural Registration é formado pelos órgãos de registro de arquitetos e urbanistas dos 50 estados e 4 territórios dos Estados Unidos. O conselho nacional é responsável por um programa único de certificação de profissionais, além de monitorar e oferecer suporte ao registro de arquitetos nos EUA.

 

 

Outros acordos

Além do NCARB e da AIA, o CAU/BR já firmou acordos com as seguintes entidades internacionais: Ordem dos Arquitectos de Portugal (OAP), National Architectural Accreditation Board (NAAB), Royal Institute of British Architects (RIBA), Architects Council of Europe (ACE) e Conselho Superior de Colégios de Arquitetos da Espanha (CSCAE).

 

Clique aqui e leia o texto da Declaração de Cooperação CAU/BR – NCARB

 

 

Publicado em 23/01/2015.

23 respostas

  1. Excelente, iniciativa! Cada dia fico mais orgulhoso do nosso CAU. Mostrando responsabilidade e comprometimento com os profissionais.

    Parabéns.

  2. Senhores,
    Importante a iniciativa, etc.
    Mas, é bom estarmos alertas e vigilantes com profissionais de outros países atuando no Brasil.

    1. Acho que o objetivo do arquiteto Brasileiro deveria ser de expandir seu mercado e fazer mais e mais projetos internacionais.

  3. Excelente iniciativa. Parabéns ao CAU. Será necessário algum curso de capacitação ou algo parecido para obter esta licença para o exercício profissional nestes países. Gostaria de informações a respeito, pois são de meu interesse.

    1. Prezada Heloisa, por enquanto o acordo prevê apenas troca de informações e debates conjuntos. Quando houver mais novidades, publicaremos aqui no site. Acompanhe!

  4. Atualmente eu moro nos EUA e estou em processo para a validacao do meu diploma e registro. Estou em contato mutuo com o NCARB, mas esta sendo bem complicado. Espero em breve ter boas noticias mesmo porque tenho meu registro no Brasil e carterinha do CAU/MT, espero que ajude.

    1. Oi Marcella,
      Eu sou formada em arquitetura e urbanismo no Brasil e estou tentando o mesmo que voce. Trabalho ha dois anos em um escritorio de arquittura aqui nos EUA e comecei agora minha batalha pela minha licenca. Sera se voce poderia me dar seu email para que eu possa tirar algumas duvidas?

    2. Marcella e Jana,

      Moro nos EUA e gostaria de receber informacoes sobre o processo para obter a licenca aqui, assim como a Jana trabalho em um escritorio de arquitetura a mais de dois anos. Agradeco se voces puderem me ajudar.

    3. Ola Meninas!

      Eu sou arquiteta e moro nos EUA como voces. Mas ainda estou nos primeiros passos do processo pra revalidar meu diploma aqui. Eu fico feliz em saber que tem pessoas assim como eu tentando o mesmo aqui nos EUA e ficaria muito grata se uma de voces pudesse compartilhar alguma informacao comigo.

    4. Olá Meninas!
      Estou me formando este ano no Brasil e pretendo ir para os EUA ano que vem, vocês conseguiram revalidar o diploma ai? Se alguma de vocês pudesse compartilhar comigo as informações de como funciona e como faz, eu agradeceria. Obrigada, aguardo.

    5. Validar o diploma de arquiteto no Board of education e facil. O systema do NCARB e rigido e nao tem flexibilidade. VC e obrigado a ter horas de experiencia em varios assuntos. so apos estas horas estarem completas e o s documentos approvados a autorizacao para fazer as provas sera consedido.

  5. Sou arquiteto com diploma americano e licença de arquiteto nos Estado Unidos validada pela NCARB. Ainda não consegui validar me diploma aqui no Brasil para obter o CAU. Será que existente uma equivalência ou vai existir em breve? Obrigado

    1. Nicolas, o primeiro passo é revalidar seu diploma em uma universidade federal, como exige a lei brasileira.

    1. Nao. vc so precisa da liscensa no caso de assinar projetos. VC pode trabalhar em empresas de arquitetura onde os diretores irao re gistrar o projeto.

  6. Sou arquiteta e urbanista formada no Brasil e agora estou de mudança para os Estados Unidos através do meu casamento com um americano. Já tenho um numero de registro no NCARB que foi solicitado com a ajuda do CAU no Brasil. Mas agora estou completamente perdida sobre qual o próximo passo. Alguém pode me ajudar? Só recebi explicações sobre as horas de trabalho necessárias para o ganho da licença através do monitoramento de um mentor ou supervisor arquiteto, mas sei que não é só isso.

    1. Boa noite Cintia!
      Qual seria a data de validade pedida no cadastro do NCARB, sendo que a carteira profissional no Brasil é definitiva? Você saberia me informar? Agradeço desde já.

  7. Há notícias recentes sobre o acordo de cooperação? o CAU já pode disponibilizar informações sobre nosso histórico de trabalho no Brasil para contar quando eles solicitam o estágio em empresas americanas?
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

V Seminário Internacional AEAULP

CAU/BR

Central de Atendimento funcionará normalmente durante a segunda e quarta-feira de carnaval

CAU/BR

AO VIVO: Manaus sedia, hoje (dia 10), Plenária Ampliada do CAU Brasil. Acompanhe

CAU/BR

Presidente do CAU Brasil visita sede do CAU/AM

Skip to content