CAU/BR

CAU/BR empossa novos conselheiros e homenageia gestão fundadora

 

Os novos conselheiros federais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) tomaram posse nessa segunda-feira (15/12), em Brasília, em evento comemorativo ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. Os 28 representantes (27 das unidades da federação e um das instituições de ensino superior) e respectivos suplentes, eleitos para a segunda gestão do CAU/BR, têm mandato de três anos – de 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2017.

 

Eles foram empossados pelo arquiteto e urbanista Amilcar Chaves, coordenador da Comissão Especial Eleitoral Nacional. “Vencido o processo desses três primeiros anos, chegamos ao estágio de amadurecimento e de consolidação do CAU. Os que tomam posse aqui agora prosseguem para os três anos de amanhã, e tem como missão seguir nesse trabalho de fortalecimento do nosso Conselho”, declarou. Também estiveram presentes os demais membros da Comissão Especial Eleitoral Nacional, os arquitetos e urbanistas Rodrigo Capelato, Ângela Canabrava Buchmann e Valeska Peres Pinto.

 

Amilcar Chaves (coordenador da Comissão Especial Eleitoral Nacional) faz discurso de posse dos novos conselheiros federais

 

O conselheiro federal Renato Luiz Nunes, que tomou posse na cerimônia e se tornou o decano da nova gestão CAU/BR, falou em nome dos eleitos. “Quero destacar dois momentos: em 1959, quando era estudante universitário, e nós perdemos a chance de nos tornarmos independentes do Confea [Conselho Federal de Engenharia e Agronomia], o que iniciou uma fase de desprestígio da Arquitetura e Urbanismo no Brasil; e hoje, com o CAU/BR se consolidando e a posse desse grupo novo, que tem muito a fazer – depende do nosso esforço resgatar isso agora”, afirmou. Clique AQUI e veja mais fotos da cerimônia de posse.

 

No evento, foi feita ainda uma homenagem aos primeiros presidentes dos CAU/UF e aos conselheiros federais da gestão fundadora do CAU/BR. Eles receberam placas de agradecimento pelos serviços prestados na implantação dos CAU em todo o país das mãos do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro; da secretária-executiva do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas, Letícia Hardt; e do presidente do CAU/RN, Raquelson Lins, que representou todos os CAU/UF.

 

“Entusiasmo os olhos”

 

Haroldo Pinheiro (presidente do CAU/BR) agradece o empenho dos colegas nos primeiros anos do Conselho

 

No discurso de abertura da solenidade, o presidente Haroldo Pinheiro agradeceu ao empenho do grupo que ajudou a construir o CAU e continua colaborando para o aprimoramento da instituição. “A tarefa de implantação e desenvolvimento do nosso Conselho parece que começou ontem, tal o entusiasmo que a gente ainda vê nos olhos dos colegas”, ressaltou.

 

O presidente destacou ainda os primeiros funcionários do Conselho, que continuam atuando: Mirna Lobo, Eddi Yamamura, Filomena Paulos, Carlos Medeiros e Cecy Cavalcanti. “Não tínhamos recursos, não tínhamos local, e durante um mês essas pessoas trabalharam sem parar para que o CAU fosse instalado no dia 15 de dezembro de 2011”, disse.

 

Haroldo Pinheiro lembrou também arquitetos e urbanistas falecidos durante os primeiros três anos da história da instituição e que foram fundamentais para a criação do Conselho e para a consolidação da profissão no Brasil. Entre eles, destacou Oscar Niemeyer, cuja data de nascimento foi adotada como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista; João Filgueiras Lima, o Lelé, com quem o presidente trabalhou durante toda a vida; e Miguel Pereira, ex-vice-presidente da UIA, primeiro conselheiro federal por São Paulo e um dos principais articuladores da fundação do CAU.

 

Acordos com Riba e MEC

 

Haroldo Pinheiro (presidente do CAU/BR) e Stephen Hodder (presidente do Riba) assinam acordo de cooperação


A cerimônia contou ainda com a assinatura de dois acordos de cooperação. Um deles foi com o Royal Institute of British Architects (Riba), principal entidade de Arquitetura e Urbanismo do Reino Unido. “Tenho a felicidade de encerrar minha atividade como conselheiro federal assinando esse convênio com a Grã-Bretanha. Nós não podemos ficar presos ao nosso próprio perímetro e eu vejo, nesse convênio, uma oportunidade fantástica de trabalhar em diversas áreas que ambos os países podem permutar conhecimento”, afirmou o coordenador da Comissão Especial de Relações Internacionais do CAU/BR, Roberto Simon.

 

Para o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, que participou da solenidade de assinatura do documento, “É o momento certo para esse convênio entre os dois países nessa área, porque estou vivendo num Brasil que está se transformando a uma velocidade como nunca vi em nenhum outro país onde morei no mundo, que tem enormes oportunidades e que precisa de profissionais cada vez mais qualificados”. O presidente do Riba, Stephen Hodder, comemorou a assinatura do acordo. “Estamos muito contentes por ter a oportunidade de contribuir para o crescimento do CAU. Esperamos estar preparados para desenvolver essa parceria ao longo dos próximos anos”, disse.

 

Roberto Simon (coordenador da Comissão Especial de Relações Internacionais do CAU/BR) em seu último discurso como conselheiro federal

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil firmou também, na cerimônia, um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação. A parceria prevê a participação do CAU/BR na avaliação, autorização, reconhecimento e renovação de currículos de cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo em todo o país.

 

Rubens Oliveira Martins, assessor especial do MEC, representou o ministro da Educação, Henrique Paim, e a secretária Nacional de Regulação da Educação Superior, Marta Abramo, na assinatura do termo de cooperação. “O acordo dará aos alunos a garantia de que a ação de supervisão do Ministério vai contar com a capilaridade que o CAU tem no Brasil inteiro, com seus conselheiros e suas estruturas de conhecimento in loco, que podem ajudar a identificar mais rápido possíveis problemas e demandas”, afirmou.

 

Rubens Oliveira Martins (assessor especial do Ministério da Educação) e o conselheiro federal Fernando Dias (coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR)

 

O coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, conselheiro federal Fernando Diniz, disse as conquistas nessa área se devem ao apreço dos conselheiros pelo tema e pela aproximação e troca de ideias com a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea), a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), o Conselho Nacional de Educação, o Ministério da Educação e as comissões de Ensino e Formação dos CAU/UF. Fernando Diniz ressaltou que “Com o cadastro do CAU, nós podemos saber quantas vagas existem no país, quantos alunos estão se graduando, onde eles estão e em que estão trabalhando – tudo isso em tempo real. Podemos então identificar quais são as áreas saturadas e carentes, e esse acordo vai possibilitar o intercâmbio dessas informações – o que terá grande contribuição para a melhoria no ensino de Arquitetura e Urbanismo no país”.

 

Eleição do presidente e dos vice-presidentes

 

A eleição para a escolha do presidente, 1º vice-presidente e 2º vice-presidente do CAU/BR para o triênio 2015/2017 ocorrerá no dia 08 de janeiro, durante a 38ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho. São eleitores os 28 conselheiros federais (26 representantes dos Estados, um do Distrito Federal e um das instituições de ensino superior).

 

Para alguns dos presidentes das entidades de Arquitetura e Urbanismo presentes na posse dos novos conselheiros federais, a segunda gestão do CAU/BR terá como grande desafio ampliar a trilha aberta para a recuperação da imagem da profissão. “A primeira gestão foi fruto de um trabalho brilhante, que tem como marca a liderança de Haroldo Pinheiro”, declarou Sérgio Magalhães, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). “Caberá agora à segunda gestão consolidar essa conscientização da sociedade sobre o valor do projeto e do planejamento. As dificuldades que nossas cidades vivem no momento demonstram de forma drástica a necessidade da recuperação do espaço construído”, completou.

 

Jeferson Salazar, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), disse que está otimista com a gestão prestes a se iniciar. “Há quatro anos o CAU foi criado e, há três, implantado. Nós saímos do zero, tivemos um período de transição, mas o CAU soube se estruturar com garra e vontade. A categoria conseguiu, de foram fantástica, corresponder à missão que a sociedade nos delegou ao criar um conselho uniprofissional. O CAU, junto com todas as entidades da Arquitetura e da Engenharia, conseguiu impedir a generalização da modalidade diferenciada de contratação de obras públicas sem projeto completo. Há pouco, tivemos importante vitória na Justiça restabelecendo os preceitos da Resolução 51 do CAU/BR, que define as atribuições privativas dos arquitetos e urbanistas. O desafio maior agora é estruturar a fiscalização, o que não compete só aos CAU. Todas as entidades devem contribuir no processo”.

 

Eduardo Sampaio Nardelli, presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), também enfatizou que o momento é mais do que oportuno para o resgate do valor do projeto e do planejamento. “É preciso que todos saibam que uma decisão que se toma hoje quanto a um projeto terá repercussões por cem anos, que é o tempo médio de vida de uma construção. É nossa responsabilidade trabalhar pela qualidade do ambiente construído, pela economia de recursos naturais, pela sustentabilidade. Nosso desafio, o desafio do CAU, é levar essa consciência para a sociedade, dentro do entendimento de que o planejamento também deve se democratizar, com o envolvimento da população nas fases iniciais de diagnóstico e abertura de alternativas”.

 

Autoridades presentes

 

Eduardo Sampaio Nardelli (presidente da AsBEA), Luiz Augusto Contier (suplente de conselheiro federal por SP), Renato Nunes (conselheiro federal por SP), Sérgio Magalhães (presidente do IAB) e José Eduardo Tibiriçá (ouvidor-geral do CAU/BR)

 

O evento, ocorrido no Clube Naval de Brasília, foi apresentador pelo jornalista Paulo Markun e contou com a presença de conselheiros federais titulares e suplentes, presidentes de CAU/UF e de representantes de entidades e de governos. Compareceram ainda representantes de entidades regionais de Arquitetura e Urbanismo, jornalistas especializados no assunto, arquitetos e urbanistas e professores universitários.

 

Destaque para as presenças de Carolina Baima Cavalcanti, gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades; Thiago de Andrade, próximo secretário de Gestão Territorial e Habitação do Distrito Federal; Sérgio Magalhães, presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Jeferson Salazar, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA); Fernando Costa, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea); Eduardo Sampaio Nardelli, presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA); Letícia Hardt, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e secretária-executiva do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU); e Baden Powell, diretor de Relações Externas da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).

 

 

Links relacionados:

 

Galeria de fotos

 

Câmara dos Deputados homenageia Dia do Arqutieto

 

 

A cerimônia contou com o apoio da Editora Arco e da Revista ProjetoDesign.

 

           

 

 

Publicado em 16/12/2014.

2 respostas

  1. Parabens a TODOS EDIFICADORES DE UM CONCELHO SOBERANO E ATUANTE!!! começamos bem e com alegria e determinaçao este patrimonio de esforços da DIRETORIA DO CAU/BR assim como dos CAU/UF’S serao conduzidas com esmero e dedicaçao pelos novos CONSELHEIROS!

    VIVA A ARQUITETURA!!!

    VIVA O CAU!!!!

  2. Parabéns

    Com votos de uma boa gestão a todos!
    Avante na busca do fortalecimento e desenvolvimento da profissão e da arquitetura e urbanismo no Brasil!
    Feliz Natal e Próspero 2015!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Debate sobre Ensino à Distância encerra o IX Seminário Legislativo

RECENTES

Evento vai debater sobre a atual realidade da moradia brasileira

RECENTES

II Encontro da Diversidade avança na construção de ações afirmativas por equidade na arquitetura e urbanismo

RECENTES

UIA divulga resultado dos ganhadores da 5ª edição do Golden Cubes Awards

Skip to content