CAU/BR

CAU/BR e CAU/UF iniciam treinamento para implementação do GesPública

 

Nos dias 22 a 24 de março, funcionários do CAU/BR e de mais quatro CAU/UF (AL, AM, RN e RS) participaram do primeiro treinamento para adoção dos princípios de excelência em gestão pública, promovido pelo Ministério do Planejamento. Essa ação integra o programa de adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), assinado pelo pelo CAU/BR e mais dez CAU/UF. Saiba mais aqui.

 

O treinamento, com 44 participantes divididos em duas turmas, foi coordenado por Esaú Mendes e Joelson Vellozo, do Ministério do Planejamento. Entre os temas abordados estavam as ferramentas de autoavaliação de gestão.

 

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública – foi instituído pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.

 

Visto como uma política pública fundamentada em um modelo de gestão específico, o Programa tem como principais características o fato de ser essencialmente público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência –, de ser contemporâneo – alinhado ao estado-da-arte da gestão –, de estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade – com impactos na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum – e de ser federativo – com aplicação a toda a administração pública, em todos os poderes e esferas do governo.

 

PORTO ALEGRE
Além desse encontro, realizado em Brasília, o CAU/RS recebeu em sua sede conselheiros e funcionários de vários CAU/UF para debater o nivelamento sobre o Decreto nº 8539/15 e as ondas de informatização do Gespública e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Saiba mais aqui.

 

Publicado em 06/04/2016

MAIS SOBRE: CAU/BR CAU/UF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo