CATEGORIA

CAU/BR estreia campanha comemorativa do Dia do Arquiteto e Urbanista

Banner da campanha do Dia do Arquiteto 2015

 

Estreou em fins de novembro, a campanha de valorização profissional do CAU/BR comemorativa do Dia do Arquiteto e Urbanista de 2015.

 

O briefing da campanha surgiu da pesquisa CAU/BR-Datafolha: o custo-benefício de se construir ou reformar com arquitetos, “o barato sai caro”, conforme foi muito bem demonstrado em matéria do “Fantástico” (TV Globo) de 11 de outubro de 2015. A campanha é baseada em uma história real, tendo como personagem a dona Dalva Borges Ramos, de 74 anos, diarista, que reconstruiu sua casa na Zona Leste de São Paulo com auxílio de arquitetos e conseguiu os melhores resultados possíveis.

 

Veja a pesquisa do Datafolha

Veja matéria no Fantástico (TV Globo) 

 

Para veiculação nacional, foram produzidos filmes para TV, internet e cinema; anúncios para revistas; banners para sites e spots de rádio. A estreia ocorreu em 29/11/15, com a colocação no ar de um hotsite comemorativo, contendo vídeos com depoimentos de dona Dalva e dos arquitetos Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano, além de detalhes do projeto executado e um FAQ esclarecendo para o público leigo o que faz um arquiteto. trabalho do arquiteto. os vídeos e as principais peças da campanha.

 

Conheça o hotsite da campanha 

 

No mesmo dia começou a circular na Linha Verde do Metrô de São Paulo um carro “envelopado” com uma peça especial da campanha.

 

 

O filme divulgado no YouTube tem um minuto de duração. Para TVs, teremos um vídeo de 30 segundos. Em TV  aberta, em rede nacional, serão duas inserções no sábado, 12/12 (Jornal Hoje e É de Casa), mais duas na segunda 14/12 (Bom dia Brasil e Mais Você) e três na terça 15/15 (Bom Dia Brasil, Mais Você e Jornal Hoje),  todos na TV Globo.

 

 

Em rede fechada, serão feitas 115 inserções nos canais da Globosat (Globo News, GNT, Universal e Megapix), 11 no Discovery e 42 na Record News.

 

 

O vídeo da campanha também será exibido durante uma semana (de 10 a 16) em 60 salas da rede Cinemax (localizadas em 59 cidades de todas as regiões do país).

 

 

Em rádios, serão divulgados spots de 30 segundos na Antena 1 (SP, MG, PA, RS, ES, SC e PE) e Liderança FM (CE, PI, MA e BA), nos dias 08 a 11 e nos dias 14 e 15. Entre os dias 7 e 15, mensagens da campanha serão divulgadas em boletins de trânsito de nove rádios do RJ e outras 10 de SP.

 

 

O anúncio da campanha sairá nas edições de dezembro das revistas de bordo da TAM, da Gol e da Azul; da Arquitetura & Construção,  além das publicações especializadas.

 

Anúncio na revista da Azul

 

Por 30 dias estaremos presentes com banners no Globo.com, no Facebook e outras redes sociais e blogs.

 

Além da campanha nacional coordenada pelo CAU/BR, todos os CAU/UF promoverão campanhas regionais, algumas inclusive utilizando adicionalmente material próprio em diversas mídias.

 

PROMOÇÃO: Se você vir a campanha nas ruas, tire uma foto, publique nas suas redes sociais e marque com a hashtag #diadoarquiteto2015. Os concorrentes vão participar de um sorteio para concorrer a exemplares gratuitos do Manual do Arquiteto e Urbanista

 

 

Conheça a campanha

 

 

Publicado em 03/12/2015

MAIS SOBRE: CATEGORIA

31 respostas

  1. Parabéns a toda Equipe de produção do CAU, são ações como essa que valorizam cada vez mais a nossa profissão

  2. ESPETACULAR a iniciativa. Nunca tivemos um abordagem de valorização da profissão tão inteligente, profissional e inovadora… Meus agradecimentos a todos os envolvidos!

  3. É uma iniciativa exemplar, coisa que nunca tivemos e espero que outras ações de valorização da profissão sejam implementadas. Não é incomum as pessoas perguntarem se o Arquiteto pode ser responsável pela obra ou se irão ter que contratar um engenheiro, ou se ele entende das instalações hidrossanitárias, etc. Ter campanhas que informem o público de maneira simples e objetiva sobre tudo o que um Arquiteto pode oferecer para a realização de seus sonhos e que o custo disto é muito pequeno em função do resultado final é algo que desejávamos a muito..muito tempo.

  4. Lamentável, mas nessa exposição da casa de Dna Dalva não deveria nunca enunciar que o projeto custa 10% do valor da obra. Isso não é uma verdade, pois uma casa popular de 80 mil reais, quem poderia pagar 8 mil ao projeto do arquiteto??? Nem as Prefeituras, Estado e a União pagam!!!
    O mercado não vem sendo regulado e nem fiscalizado pelas entidades de classe, pois não tem havido este entendimento de 10% do valor da obra em circunstancias de rotina profissional com o cliente. Tem havido muito descaso e até pedreiros já se deleitam fazer obras a R$500,00 a diária.

  5. Parabéns CAU
    Complementando aos nobres amigos de profissão, concordo em todos os aspectos, portanto não podemos nos dar o luxo de ficarmos somente trancado em uma sala de escritório, temos que nos aparecer e sair a campo para que assim as pessoas reconhece nosso trabalho. Propaganda e a almo do negocio, não existe pratica sem teoria e nem teoria sem pratica.
    CAU parabéns novamente, estamos no caminho certo.

  6. Parabéns, sucesso na campanha de valorização da NOSSA profissão: Arquitetura e Urbanismo.

  7. Parabéns ao nosso conselho CAU/BR que com muita competência e dedicação tem trabalhado com amor e dedicação e atendido nossas reivindicações e ideias. Bela iniciativa como essa campanha ajuda muito a esclarecer ao cidadão a importância de contratar profissionais qualificados para realização de seus sonhos. Parabéns!!!

  8. PARABENS CAU por valorizar nossa profissão e dar um olhar mais abrangente a ele. Nem todos seremos como Oscar Niemeyer, um gênio da arquitetura, mas todos com certeza tem uma D. Dalva em sua vida, seu bairro, sua cidade.
    Estamos melhorando muito nossa imagem com isso. Nos aproximando da maioria da população brasileira.
    PARABÉNS MAIS UMA VEZ!

  9. Que maravilha essa campanha do Cau, que valoriza a profissão de arquiteto e urbanista. Muita gente nao sabe o que é a profissão. Nem mesmos os mais informados!

  10. Excelente campanha ! Sou Arquiteto e moro em Resende RJ.
    Aqui poucas pessoas têm conhecimento do trabalho do Arquiteto e essa campanha vai ajudar a difundir a importância desse trabalho. Mas é necessário , o quanto antes, haver em cada cidade do interior uma sub sede do Cau, pra dar mais credibilidade à profissão

    1. Concordo com o Raymundo. Sou de Barra Mansa , e vejo aqui a mesma situação. O trabalho do Arquiteto é pouco conhecido. Existem muitas obras sem a placa do autor do projeto arquitetônico, conforme a Res. nº 51 CAU.

  11. PARABÉNS A ESTA INCIATIVA DO CAU. MAIS AÇÕES COMO ESTA VÃO AJUDAR MUITO A QUE TODOS SE INFORMEM MELHOR SOBRE OS BENEFÍCIOS DA NOSSA PROFISSÃO.

  12. Sou formada a 41 anos, tempo em que arquiteto formava-se engenheiro-arquiteto.
    Custou muito dissociar uma categoria da outra.
    Louvável a campanha do CAU, que venham muitas outras!

  13. Penso ser bastante válida essa campanha de valorização profissional, mas ainda penso que deveriam fazer também um trabalho junto aos órgãos públicos que tem arquitetos no seu quadro profissional, pra fazer valer o piso salarial.

  14. Parabéns ao CAU.
    Mais matéria dessas deveriam ser realizadas, quantas Dna. Dalva existem em nosso Pais. Compartilhar em nossas redes sociais isto, pessoas visualizaram e perceberam a verdadeira missão de um arquiteto!!!! e quebrar o paradigma que arquiteto é luxo!!!!Os arquitetos deveriam enviar relatos de soluções ao CAU que proporcionaram a seus clientes. Eu como futuro arquiteto, ontem mesmo, proporcionei uma economia ao meu cliente de R$ 9.000,00 no orçamento de material, por estar aconselhando e assessorando na hora da compra dos materiais de acabamento. Parabéns e segue minha humilde colaboração!!!!

  15. Muito boa essa campanha do CAU. Comentei sobre isso com o Haroldo, durante a 2a conferencia de AU do CAUSP, em novembro,SP.
    O que fico preocupado é com a própria repercussão dessa campanha, elevando de 7% para algo como 14% de clientes de arquitetos. Esses NOVOS clientes NÃO PODEM ser decepcionados com profissionais que não venham a corresponder profissionalmente, em termos de qualidade e economia dos prédios construidos com projetos de arquitetos.
    Cabe outra campanha, tipo COLEGAS, NÃO DECEPCIONEM, onde uma campanha de atualização profissional, de requalificação possam ser disponibilizados. Afinal, sabemos ( não sei se da ultima pesquisa profissional) que a GRANDE MAIORIA dos profissionais NUNCA mais voltaram a estudar, assim como raramente participam de congressos e palestras de atualização.
    Temo que possamos ganhar uma estatistica de pessoas DECEPCIONADAS com os arquitetos.
    MARIO YOSHINAGA, conselheiro do CAUSP. Presidente do DrC – Doutores de Cidade.

  16. Muito boa a iniciativa do CAU. Mas aqui em Barra Mansa e Volta Redonda-RJ, na maioria das obras (comerciais e residenciais) não observamos a placa do Arquiteto (a) Autor (a)do projeto arquitetônico. Quando tem a placa é somente de engenheiro civil.Raríssimas são as obras com a placa da participação do Arquiteto (a) Falta o cumprimento da Res. Nº 51 do CAU. Não houve ainda a fiscalização do CAU por aqui. Já foram feitas algumas denúncias, mas a situação continua a mesma.

    1. Só mudara esse panorama quando o CAU colocar posto s de fiscalização , do contrario o fiscal do CREA notifica e fala que só engenheiros estão habilitados a fazerem os projetos e a execução da obra,e que nós arquitetos somos decoradores ou só colocamos adornos nas obras e que somos caríssimos .

  17. Poderíamos obrigar que qualquer propaganda de material de construção, assim como acontece com medicamentos, veiculasse: “Para construir contrate um arquiteto ou engenheiro”.

  18. O CAU ,PODERIA, CRIAR OU MONTAR GRUPOS DE TRABALHOS ((( ARQUITETOS ))) , VOLTADOS NA INTENÇÃO DE VALORIZAR AS OBRAS EM SÃO PAULO, NO MESMO EXEMPLO DA DONA DALVA…. E SE ESTENDENDO AO BRASIL, SERIA UM PREMIO MUNDIAL DE AJUDA MÚTUA…….GRATOS

  19. O CAU poderia produzir uns adesivos com dizeres de recomendação a ser o profissional o responsável pelo projeto e obra. Tipo: “Projete e construa com responsabilidade, contrate um Arquiteto”.

    1. Oi Gerson,
      Formamos um grupo de Amigos Arquitetos e um dos membros deu a ideia de fazermos um adesivo de valorização da classe. Fizemos, ficou bem legal.

    2. Muito legal. acho que seria interessante se o CAU de todos os estados fizessem o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo