ATENDIMENTO E SERVIÇOS

CAU/BR inicia segunda fase do Programa de Excelência em Gestão Pública

CAU/BR apresenta resultados da primeira fase do GesPública
 

 O CAU/BR lançou no dia 20 de março a segunda fase do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), que tem como objetivo estimular e certificar procedimentos destinados a agilizar o trabalho dos órgãos públicos e a aumentar a transparência das informações ao cidadão. Em uma reunião com todos os funcionários do CAU/BR, foram apresentados os principais resultados do primeiro ciclo, realizado em 2016:

 

Carta de Serviços ao Cidadão: Documento voltado à sociedade que lista os 40 principais serviços oferecidos pelo Conselho ao profissional e à sociedade, incluindo as instruções e prazos para utilizá-los. Saiba mais aqui.

 

Certificação de Nível de Gestão: CAU/BR atingiu em 2016 o Nível 1 de Gestão – Média, segundo avaliação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Segundo a certificação, “começam a aparecer resultados relevantes decorrentes da aplicação de práticas gerenciais”. Leia aqui.

 
O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, destacou a importância do GesPública para o CAU/BR, ressaltando os benefícios gerados pela troca de informações e uma maior integração da equipe. “Trata-se de uma contribuição fundamental dos funcionários do CAU/BR, para que não aconteça em nosso setor o que tem ocorrido em outras áreas do Estado brasileiro, órgãos que voltaram-se para si próprio, tornando-se um estorvo por não prestarem à sociedade os serviços aos quais ela tem direito. É uma responsabilidade permanente”, afirmou.
 
NOVA FASE
Neste segundo ciclo de avaliação, 28 funcionários do CAU/BR se dedicarão a planejar e implementar novos métodos de gestão voltados ao atendimento aos arquitetos e urbanistas e à sociedade. Eles vão focar em 77 das 130 oportunidades de melhoria identificadas no primeiro ciclo de avaliação, que serão também trabalhadas também pelas assessorias e gerências do CAU/BR. Serão cinco grupos de trabalho:
 
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Normativos
  • Indicadores de Gestão
  • Pesquisa Institucional
  • Comunicação e Mobilização
     
Funcionários do CAU/BR que participam do 2º Ciclo de Avaliação do GesPública

 

As principais metas para 2017 são a contratação de uma plataforma de tecnologia para Gestão Integrada, integrando as metodologias de Processos, Indicadores, Projetos e Normativos, e atingir a certificação Gestão Nível 1 – Alta, onde a organização incorpora aspectos da dimensão estratégica da gestão aos seus processos gerenciais. Veja aqui a Portaria Normativa CAU/BR Nº 52/2017, que estabelece a Meta de Gestão 2017 do CAU/BR. 

 

Segundo o diretor de Modernização da Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Salin Monteiro, o processo incentivado pelo GesPública é uma grande mudança de cultura, onde os órgãos se autoavaliam, olham-se no espelho e veem onde podem melhorar.

 

Além do CAU/BR, mais 13 CAU/UF também estão aplicando os princípios e metas de gestão do GesPública: CAU/AC, CAU/AL, CAU/AM, CAU/MG, CAU/MS, CAU/MT, CAU/PE, CAU/PR, CAU/PB, CAU/RJ, CAU/RN, CAU/RS e CAU/SP. Em março, o CAU/RS também recebeu certificação do programa. Saiba mais aqui. 

 

Publicado em 22/03/2017

 

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