O CAU/BR lançou no dia 20 de março a segunda fase do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), que tem como objetivo estimular e certificar procedimentos destinados a agilizar o trabalho dos órgãos públicos e a aumentar a transparência das informações ao cidadão. Em uma reunião com todos os funcionários do CAU/BR, foram apresentados os principais resultados do primeiro ciclo, realizado em 2016:
Carta de Serviços ao Cidadão: Documento voltado à sociedade que lista os 40 principais serviços oferecidos pelo Conselho ao profissional e à sociedade, incluindo as instruções e prazos para utilizá-los. Saiba mais aqui.
Certificação de Nível de Gestão: CAU/BR atingiu em 2016 o Nível 1 de Gestão – Média, segundo avaliação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Segundo a certificação, “começam a aparecer resultados relevantes decorrentes da aplicação de práticas gerenciais”. Leia aqui.
- Gestão de Projetos
- Gestão de Normativos
- Indicadores de Gestão
- Pesquisa Institucional
- Comunicação e Mobilização
As principais metas para 2017 são a contratação de uma plataforma de tecnologia para Gestão Integrada, integrando as metodologias de Processos, Indicadores, Projetos e Normativos, e atingir a certificação Gestão Nível 1 – Alta, onde a organização incorpora aspectos da dimensão estratégica da gestão aos seus processos gerenciais. Veja aqui a Portaria Normativa CAU/BR Nº 52/2017, que estabelece a Meta de Gestão 2017 do CAU/BR.
Segundo o diretor de Modernização da Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Salin Monteiro, o processo incentivado pelo GesPública é uma grande mudança de cultura, onde os órgãos se autoavaliam, olham-se no espelho e veem onde podem melhorar.
Além do CAU/BR, mais 13 CAU/UF também estão aplicando os princípios e metas de gestão do GesPública: CAU/AC, CAU/AL, CAU/AM, CAU/MG, CAU/MS, CAU/MT, CAU/PE, CAU/PR, CAU/PB, CAU/RJ, CAU/RN, CAU/RS e CAU/SP. Em março, o CAU/RS também recebeu certificação do programa. Saiba mais aqui.
Publicado em 22/03/2017