CAU/BR

CAU/BR participa de negociações entre Mercosul e União Europeia

Reunião UE-Mercosul em Bruxelas
Reunião UE-Mercosul em Bruxelas
 
 
Entre 10 e 14 de outubro, negociadores do Mercosul e da União Europeia se reuniram após 12 anos para retomar os entendimentos sobre um acordo de livre comércio entre os dois blocos comerciais, especialmente na área de serviços. As reuniões em Bruxelas, na Bélgica, contaram com a participação do conselheiro do CAU/BR José Roberto Geraldine Junior. Ele foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores como representante da área de Arquitetura, que faz parte dos serviços ofertados pelo Mercosul, junto com a área de engenharia, serviços públicos e concessões, setor financeiro e seguros.
 
 
Nas negociações com a União Europeia, o Ministério das Relações Exteriores destacou o acordo entre o CAU/BR e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA-PT) como referência, uma ação “sem precendentes no campo da mobilidade profissional e reconhecimento reciproco de títulos”. O acordo entre as organizações profissionais de Arquitetura já registrou dezenas de arquitetos nos dois países. Saiba mais aqui.  
 
 
As reuniões em Bruxelas tiveram como ponto de partida um documento-base produzido pela União Europeia, que agora está sendo avaliado pelos países do Mercosul. “Em novembro vamos ter outra reunião com os demais países membros do Mercosul, para em março realizar mais uma rodada de negociação com a União Europeia, desta vez em Buenos Aires”, afirma o conselheiro Geraldine.
 
 
O governo brasileiro quer incluir o CAU/BR também nas negociações entre o Mercosul e a European Free Trade Association (Associação de Libre Comércio Europeu, EFTA na sigla em inglês), que devem ocorrer nos próximos meses. Atualmente a EFTA reúne a Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega.
 
 
Publicado em 01/11/2016
MAIS SOBRE: CAU/BR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR marca presença na Construsul 25 anos

Empregados temporários encerram ciclo de trabalho no CAU/BR

Painel #SomosTodosRS: CAU/BR entrega homenagem nacional ao Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo