CATEGORIA

CAU/BR presente na convenção anual do American Institute of Architects

IMG_2544
O conselheiro Fernando Diniz participou da convenção anual do American Institute of Architects (AIA) que ocorreu na Filadélfia na semana passada.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil foi uma das entidades que participaram da convenção anual do Instituto Americano de Arquitetos (AIA), realizada entre 18 e 21 de maio, na Filadélfia (EUA). Fernando Diniz, conselheiro federal por Pernambuco e coordenador da comissão de Relações Internacionais pelo CAU/BR, representou a instituição durante os quatro dias de evento. Na ocasião, ele assistiu workshops e participou de reuniões, reforçando e criando novos laços do Conselho com associações internacionais.

 

Dentro do evento, foi realizado o International Presidents’ Forum no qual estiveram presentes os presidentes das principais organizações e conselhos de arquitetura do mundo, além dos presidentes de federações continentais Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos, (FPAA),  Architects Regional Council Asia (ARCASIA) e Architect’s Council of Europe (ACE),  do presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) e de outras organizações de arquitetos norte-americanas.  Fernando Diniz representou o presidente Haroldo Pinheiro.

 

O tema do fórum foi dedicado ao posicionamento e aos preparativos de cada organização frente ao Habitat III, buscando consensos da profissão para serem levados a Quito.

 

Entre diversas outras atividades, o conselheiro teve ainda a oportunidade de realizar reuniões de trabalho com o NCARB, AIA e NAAB, além de estabelecer as primeiras negociações visando o estabelecimento de memorandos de entendimento com os conselhos de arquitetura do Peru e do México, países com os quais o Brasil está assinando acordos de trocas comerciais e de serviços.

 

Entre as entidades citadas, o CAU/BR tem, desde 2014, um acordo de cooperação com o AIA, com a ACE e com o NAAB e, desde 2015, com o NCARB.

 

CONVENÇÃO – A mais antiga das organizações profissionais de arquitetura dos Estados Unidos, o AIA foi fundado em 1857 com o objetivo de promover o aperfeiçoamento científico e prático de seus membros e fortalecer a profissão. Sua missão hoje também inclui a elevação da qualidade dos espaços públicos, das habitações e da infraestrutura do país.

 

O tema da convenção, Imagine +, procurou enaltecer a capacidade de inovar, colaborar e aplicar a imaginação dos arquitetos para transformar e requalificar nossos edifícios, cidades e o meio-ambiente.

 

O evento reuniu aproximadamente 21000 participantes, sendo cerca de 70% deles arquitetos e o restante dividido entre estudantes e expositores.

 

Publicado em 02/06/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo