Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), o CAU/BR realiza sua 43ª Reunião Plenária Ordinária, em Brasília. Na pauta, está a assinatura de acordo do CAU/BR com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) para cooperação na defesa de boas práticas nas contratações de obras públicas, entre elas a elaboração do projeto completo antes das licitações. O Unops presta serviços de gestão de projetos, contratações públicas e infraestrutura física a diversos governos e serve como braço operacional da ONU em ações de ajuda humanitária e assistência técnica. Saiba mais aqui.
Também será homologada a indicação do ex-conselheiro federal Roberto Simon para o cargo de ouvidor-geral, em substituição a José Eduardo Tibiriçá, que completou três anos na função, limite máximo estabelecido pela Deliberação Plenária Nº 10/2012. Os conselheiros devem votar ainda as diretrizes para a primeira reprogramação orçamentária de 2015 dos 27 CAU/UF e do CAU/BR.
A reunião será transmitida ao vivo pelo site do CAU/BR.
Confira a íntegra da pauta:
Data: 25 e 26/06/2015 (9h às 18h)
Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC
Endereço: Av. W5 Sul – Quadra 902 – Bloco C – Brasília – DF
- Verificação de quórum;
- Execução do Hino Nacional Brasileiro;
- Pauta;
- Ata da 42ª Reunião Plenária Ordinária – discussão e aprovação;
- Comunicados:
5.1. CEAU;
5.2. Ouvidoria Geral;
5.3. Coordenadores das comissões Especiais;
5.4. Coordenadores das comissões Ordinárias;
5.5. Presidência;
– Apresentação da campanha pela Ética na Arquitetura e Urbanismo.
(Origem: Comissão de Ética e Disciplina e Presidência; Assessoria de Comunicação Integrada).
- Assinatura de acordo entre o CAU/BR e UNOPS (United Nations Office for Project Services – Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos) – Deliberação CAU/BR nº 42-06/2015 – Com a presença da gerente do Centro de Projetos no Brasil, Sra. Suelma Rosa dos Santos.
- Ordem do dia:
7.1. Conclusão do mandato do Ouvidor Geral, José Eduardo Tibiriçá, e Projeto de Deliberação Plenária para homologação da indicação da Presidência, arq. urb. Roberto Simon – Deliberação CAU/BR nº 10/2012;
(Origem: Presidência).
7.2. Devolução de pedido de vistas do Conselheiro Renato Nunes: Projeto de Deliberação Plenária de apreciação de recurso interposto ao Processo de Fiscalização do CAU/MG – Protocolo SICCAU 187939/2014: Interessada: arquiteta e urbanista Maria de Fátima Bomtempo;
(Origem: Comissão de Exercício Profissional).
7.3. Projeto de Deliberação Plenária para aprovação da Resolução que dispõe sobre os procedimentos para aprovação dos atos administrativos do tipo resolução, deliberação e proposta, de competência do CAU;
(Origem: Comissão de Organização e Administração).
7.4. Projeto de Deliberação Plenária para aprovação das Diretrizes para Reprogramação do Plano de Ação – exercício 2015;
(Origem: Comissão de Planejamento e Finanças).
7.5. Projeto de Deliberação Plenária para aprovação da Resolução que regulamenta as competências e a composição da Comissão Eleitoral Nacional;
(Origem: Comissão de Organização e Administração).
7.6. Projeto de Deliberação Plenária para aprovação da Resolução de ressarcimento de valores pagos indevidamente pelos arquitetos e urbanistas ao CAU;
(Origem: Comissão de Planejamento e Finanças).
7.7. Projeto de Deliberação Plenária de julgamento do processo ético-disciplinar N° nº 177049/2014;
(Origem: Comissão de Ética e Disciplina).
7.8. Projeto de Deliberação Plenária de julgamento do processo ético-disciplinar N° nº 211466/2015;
(Origem: Comissão de Ética e Disciplina).
7.9. Projeto de Deliberação Plenária que homologa Registros de profissionais diplomados no Exterior: Interessado: Maria Paula Dunel
(Origem: Comissão de Ensino e Formação).
- Comunicações dos conselheiros e assuntos de interesse geral;
- Encerramento.
10 respostas
Olá, boa tarde.
Gostaria de saber se vai ser apresentada uma das pautas da reunião anterior que não foi apresentada por falta de tempo. Essa pauta é de extrema importância para nós arquitetos podermos acompanhar as ações do CAU/BR e das UF.
Na 13ª Plenária Ampliada, que ocorreu em conjunto com a 42ª Plenária Ordinária, foi apresentada na pauta o item “Apresentação do Portal da Transparência e participação dos CAU/UF (Origem: Presidência)”, mas a apresentação não ocorreu.
O CAU/BR está dando ótimo exemplo na prestação de contas, os dados são muito claros e diretos, mas vejo aqui que é necessário que se normatize a maneira como são apresentados os dados de transparência também nas UF, pois algumas não disponibilizam dado nenhum e outras de forma muito incompleta.
Acho que é dever do CAU/BR cobrar das UF essa padronização dos dados a serem apresentados.
Nós arquitetos temos o direito de saber como nosso dinheiro está sendo gasto!
O que vemos na imensa maioria dos casos é: Os melhores arquitetos são aqueles que vendem mais!!!
Chega de RT!!!
Caros Conselheiros,
Toda e qualquer Campanha do CAU deverá ter como publico alvo a sociedade, como um todo.
Ou seja, não adianta focar somente nos Arquitetos e Urbanistas, que já são obrigados a agirem de acordo com o Codigo de Etica e Displina da Profissão.
A Sociedade não faz ideia do tamanho do problema da falta de etica daquele que praticam a RT.
Aliás, o termo Reserva Tecnica deveria ser modificado para COMISSÃO.
Concordo plenamente com a conselheira do RS, Gislaine Vargas Saibro. O Assunto está esgotado e o código de ética deve ser aplicado!
Aproveito para solicitar a publicação dos votos de cada estado.
Obrigada e chega de RT! Preço sim, comissão não! Aprender a cobrar!
Quanto às Eleições do CAU:
Por favor, mais transparência. E e menos “lambança” no sistema eleitoral, como um todo.
Inadimissível foi obrigar a votação de todos os Registrados no CAU.
Digo isso porque, nem todos estão pagam anuidades.
Nem todos, um dia, acessam acessaram o Sistema.
Digo isso porque existe uma leva de profissionais que nem imaginam estão registrados no Conselho, devido estarem com as suas atividades profissionais interrompidas e/ou finalizadas. E, mesmo assim, constam no sistema porque foram “migrados” do antigo Sistema.
Assim, proponho que a votação seja obrigatória, tão somente para os realmente ativos e adimplentes com o Conselho, até determinada data, antes das eleições.
Na hora que o comentário finalmente é publicado já perdeu totalmente o contexto. A moderação demora muito!
Se a participação dos arquitetos é apreciada e nossa opinião importa, então retirem a moderação!
Obrigada!
Prezada Giuliana, infelizmente não podemos abrir mão da moderação, a fim de evitar que informações falsas, ofensas e calúnias sejam propagadas pelo site oficial do Conselho. Agradecemos a atenção e a participação ao vivo na plenária!
Acho louvável que o CAU/BR dê publicidade às plenárias, o que não acontece nos estados, mas se eu já achava ruim a moderação, acho ainda pior que o meu texto foi editado e a primeira frase foi removida.
Mais uma vez, se nossa opinião conta, ok, publiquem. Se não, então removam o formulário e não aceitem os comentários.
Moderem após a postagem e excluam (e bloqueiem) os ruins e mau educados. Penalizar quem quer participar não é o caminho.
Afinal, do que vale queremos participar com sugestões, se os nossos textos demoram tanto para serem publicados?
E quando são , perdem a função primeira , possibilitando profícuo debate.
Vamos agilizar, isso !!!