O CAU/BR vai assinar memorando de entendimento com o Colegiado de Arquitetos do Peru (CAP), organização pública que reúne mais de 14.000 profissionais do país vizinho. Será a 13ª parceria com organizações estrangeiras realizada pelo CAU/BR, reforçando a internacionalização da Arquitetura e do Urbanismo brasileiros. A decisão foi tomada durante a 62ª Reunião Plenária do CAU/BR, realizada em janeiro em Brasília.
Leia aqui os termos do Memorando de Entendimento com o Colegiado de Arquitetos do Peru
Pelo memorando de entendimento, CAU/BR e CAP acordam em atuar conjuntamente em questões de interesse mútuo relacionadas a Arquitetura e Urbanismo (incluindo ensino, pesquisa, padrões profissionais e regulatórios) e à mobilidade profissional entre profissionais de ambos os países, entre outros. A ideia é promover práticas profissionais de alta qualidade e éticas, com intercâmbio de informações e valorização do projeto e da construção.
“O Peru é uma economia em ascensão na América Latina e foi identificada como um mercado em potencial para os arquitetos e urbanistas brasileiros”, afirma o conselheiro do CAU/BR Fernando Diniz (PE), coordenador da Comissão de Relações Internacionais (CRI-CAU/BR). “Os governos do Brasil e do Peru estão negociando um acordo de extensão de serviços, e este entendimento entre CAU/BR e CAP coloca os arquitetos à frente, porque já existe um mútuo reconhecimento entre os conselhos”.
Veja abaixo a lista das organizações internacionais com que o CAU/BR tem parceria:
2013
Ordem dos Arquitectos de Portugal
2014
American Institute of Arquitects (Estados Unidos)
National Architectural Accrediting Board (Estados Unidos)
National Council of Architectural Registration Boards (Estados Unidos)
Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España (Espanha)
Royal Institute of British Architects (Inglaterra)
2015
Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS-ONU)
Colegio de Arquitectos de Costa Rica
Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde
Ordem dos Arquitectos de Angola
2016
Conseil National de L’Ordre des Architectes (França)
Publicado em 25/01/2017