CATEGORIA

CAU/GO promove palestra sobre mobilidade para mais de mil pessoas

Crédito: Wagmar Alves

 

A mobilidade urbana é o tema do momento. As cidades brasileiras vivem uma crise diante da quantidade de veículos nas ruas e por consequência o travamento do trânsito, levando ao caos. Para falar sobre o tema, o CAU/GO trouxe à Goiânia o arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa. O sócio da TC Urbes, empresa especializada em desenvolver planos e projetos de humanização de cidades falou no último dia 4 de setembro para mais de mil pessoas em Aula Magna promovida pelo Conselho em parceria com as escolas de arquitetura e urbanismo do Estado. O evento foi realizado em dois períodos: pela manhã, na Universidade Paulita (Unip), em Goiânia e à tarde, no Senac de Anápolis, por meio da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

O presidente John Silveira e o diretor geral do CAU/GO, Edinardo Lucas, apresentaram ao público o Conselho e explicaram o sobre o funcionamento do Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO) na fiscalização. Após a exposição, Corrêa falou sobre a proposta de compartilhamento “racional” das vias públicas por pedestres, ciclistas, carros, caminhões e ônibus do transporte coletivo. Segundo ele, o uso de veículos leves deve ser previsto por meio de planejamento do poder público, além de uma mudança cultural por parte da população. “Pensar a cidade cicloviária é realizar um processo que chamamos de humanização das cidades. Andar de bicicleta vai além de circular, possibilitando uma real melhoria em vários sentidos, financeiro, social, ecológico e bem-estar, promovendo impactos tanto na vida individual quanto na vida da sociedade”, argumenta.

 

O arquiteto fala em sua palestra que a mobilidade urbana deve favorecer todas as classes. Inclusão, políticas públicas e conscientização são alguns dos itens necessários – e fundamentais – para se falar em mudança. Esses são os desafios dos profissionais da área de urbanização, ressaltou Ricardo Corrêa, que conclamou que os estudantes estudem mais a respeito e que abracem a causa.

 

Crédito: Wagmar Alves

 

Compareceram ao evento estudantes de arquitetura e urbanismo, professores, além de autoridades como o secretário Nelcivone Melo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semdus) e Antenor Pinheiro, membro da Associação Nacional de Transporte Públicos – Comissão Técnica da Bicicleta. A Aula Magna será promovida todo início de semestre pelo CAU/GO e em cada edição será realizada em instituições de ensino diferentes. Este evento tem como objetivo aproximar o Conselho das escolas de arquitetura e urbanismo e dos futuros profissionais, fortalecer o ensino da profissão no Estado e ainda levar informações do CAU.

 

Sorteio –A bicicleta projetada para as cidades brasileiras pela TC Urbes foi objeto de desejo dos participantes da Aula Magna. Por meio de um programa de computador, foi selecionado um número de inscrição. O sortudo da vez foi o estudante Pedro Wallaci da Silva, da Unip, que levou o prêmio já comemorando a formatura, já que está no décimo período do curso de arquitetura e urbanismo. Foram sorteados também dez ingressos para o Encontro de Arquitetura e Design (EARQ), que será realizado de 10 a 12 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O critério foi a participação da palestra por meio de perguntas ao palestrante.

 

Fonte: CAU/GO

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo