CATEGORIA

CAU/MG realiza I Encontro de Políticas Urbanas e Ambientais

foto-conjunta

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG realizou nesta quarta-feira, 04 de novembro, o I Encontro de Políticas Urbanas e Ambientais. Onde a Comissão Especial de Política Urbana Ambiental Sustentável – CEPUAS do CAU/MG recebeu a Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental – CPUA do CAU/BR, que efetua reuniões itinerantes em todo o país.

 

O evento, realizado na sede do IAB/MG, onde o CAU/MG tem um Posto Avançado, contou com as parcerias institucionais da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – ARMBH, do Grupo de Pesquisa em metodologia e História do Pensamento Econômico – CEDEPLAR/UFMG e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG. Foram realizadas três palestras de temas relevantes para o Planejamento Urbano de Minas Gerais, seguidas de um debate direcionado e uma reunião de nivelamento de informações e procedimentos entre os membros das comissões.

 

reuniao-cepuas-cpua

 

As duas primeiras palestras apresentaram um panorama geral sobre a região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo a primeira sobre a Agência de Desenvolvimento da RMBH, ministrada pela Diretora Geral Flávia Mourão, que também apresentou a programação prevista para a V Conferência Metropolitana, que acontece entre os dias 09 e 11 de novembro e conta com participação do CAU/MG. A segunda, sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado – PDDI e o Macrozoneamento da RMBH, foi ministrada pelo representante da equipe do CEDEPLAR/UFMG, Arq. e Urb. Eduardo Memória. Para finalizar as apresentações da manhã, ocorreu uma discussão sobre a Lei N° 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda a assistência técnica e gratuita para o projeto e a construção de habitação social, ministrada pela Promotora e Coordenadora Estadual das Promotorias de Habitação e Urbanismo, Dra. Marta Alves Larcher, importante parceira nessa temática.

 

No período da tarde, ocorreu a reunião prevista entre os Conselheiros Membros da CPUA/BR e da CEPUAS/MG, que tem como objetivo não apenas aprofundar o debate acerca dos pontos relevantes das apresentações ministradas no período da manhã, mas também proporcionar uma aproximação entre as duas Comissões e alinhar seus planos de ação, visando alcançar resultados comuns na busca por cidades melhores e mais justas.

 

Publicado em 10/11/2015. Fonte: CAU/MG

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo