O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG realizou nesta quarta-feira, 04 de novembro, o I Encontro de Políticas Urbanas e Ambientais. Onde a Comissão Especial de Política Urbana Ambiental Sustentável – CEPUAS do CAU/MG recebeu a Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental – CPUA do CAU/BR, que efetua reuniões itinerantes em todo o país.
O evento, realizado na sede do IAB/MG, onde o CAU/MG tem um Posto Avançado, contou com as parcerias institucionais da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – ARMBH, do Grupo de Pesquisa em metodologia e História do Pensamento Econômico – CEDEPLAR/UFMG e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG. Foram realizadas três palestras de temas relevantes para o Planejamento Urbano de Minas Gerais, seguidas de um debate direcionado e uma reunião de nivelamento de informações e procedimentos entre os membros das comissões.
As duas primeiras palestras apresentaram um panorama geral sobre a região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo a primeira sobre a Agência de Desenvolvimento da RMBH, ministrada pela Diretora Geral Flávia Mourão, que também apresentou a programação prevista para a V Conferência Metropolitana, que acontece entre os dias 09 e 11 de novembro e conta com participação do CAU/MG. A segunda, sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado – PDDI e o Macrozoneamento da RMBH, foi ministrada pelo representante da equipe do CEDEPLAR/UFMG, Arq. e Urb. Eduardo Memória. Para finalizar as apresentações da manhã, ocorreu uma discussão sobre a Lei N° 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda a assistência técnica e gratuita para o projeto e a construção de habitação social, ministrada pela Promotora e Coordenadora Estadual das Promotorias de Habitação e Urbanismo, Dra. Marta Alves Larcher, importante parceira nessa temática.
No período da tarde, ocorreu a reunião prevista entre os Conselheiros Membros da CPUA/BR e da CEPUAS/MG, que tem como objetivo não apenas aprofundar o debate acerca dos pontos relevantes das apresentações ministradas no período da manhã, mas também proporcionar uma aproximação entre as duas Comissões e alinhar seus planos de ação, visando alcançar resultados comuns na busca por cidades melhores e mais justas.
Publicado em 10/11/2015. Fonte: CAU/MG