CAU/MG recebe apoio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico
O objetivo foi estabelecer as primeiras ações decorrentes do Termo de Cooperação
3 de outubro de 2014 |
A equipe de gestores e assessores do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, CAU/MG, reuniram-se dia 30 de setembro, com o Promotor de Justiça e Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda.
O objetivo foi estabelecer as primeiras ações decorrentes do Termo de Cooperação assinado entre o CAU/MG e o Ministério Público de Minas Gerais, no âmbito da defesa ao Patrimônio Cultural e Turístico.
Entre os assuntos discutidos, o CAU/MG destacou os trabalhos de conscientização realizados com as prefeituras de Minas Gerais, no sentido de garantir a atuação do profissional Arquiteto e Urbanista em qualquer intervenção arquitetônica ou urbana que aconteça nos municípios.
Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda mostrou-se favorável à parceria estabelecida e disse esperar, cada vez mais, uma aproximação entre os dois órgãos, para que caminhem em busca de objetivos comuns, assim como o aprimoramento da fiscalização. O Promotor autorizou a elaboração de uma Cartilha Educativa sobre a importância do profissional da arquitetura e urbanismo, em que a questão da acessibilidade aos bens tombados também será abordada.
“Minas Gerais é o estado brasileiro que contém o maior número de bens tombados. Desta maneira, queremos somar esforços aos CAU/MG, com o objetivo de aumentarmos a preservação destes bens e evitarmos suas intervenções arquitetônicas ilegais”, ressaltou o Dr. Marcos Paulo.
Fonte CAU/MG – Publicado em 03/10/2014