O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG realiza cursos de capacitação com Arquitetos fiscais dos postos de atendimento do CAU do interior, orientando-os sobre ações a serem realizadas. No dia 18 de setembro a capacitação contou com a contribuição do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) na figura do seu Diretor de Engenharia e Perícia e Matérias Especiais, Luiz Henrique Starling Lopes, que apresentou o Sistema de Acompanhamento de Obas Públicas (Geo-Obras) e também discorreu a respeito das temáticas de licitações.
O Geo-Obras é uma ferramenta de informações geográficas (SIG) que contém informações sobre licitações de obras públicas realizadas no estado de Minas Gerais, desde a publicação dos editais, resultado do processo licitatório ao acompanhamento da obra. Nessa ferramenta são explicitados os detalhes da contratação e constam as informações das empresas e dos responsáveis técnicos que realizam os serviços licitados.
Com essa capacitação os fiscais aprenderam a realizar buscas no sistema e receberam informações referentes às análises de editais de licitação, ação realizada no CAU/MG e que tem tido efeito na ampliação das oportunidades de trabalho para os arquitetos e urbanistas com a inclusão do conselho em áreas que eram relacionadas apenas à engenharia.
O próximo passo é a assinatura do Termo de Cooperação para oficializar esse acesso ao Geo-Obras e ampliar as ações conjuntas do TCE com o CAU em Minas Gerais.
Publicado em 25/09/2015. Fonte: CAU/MG.