CATEGORIA

CAU/PB participa de Audiência Pública sobre preservação e revitalização do Centro Histórico

 

audiencia
Audiência Pública sobre revitalização e preservação do Centro Histórico de João Pessoa.

 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba, Cristiano Rolim, juntamente com a conselheira do CAU/PB e professora da UFPB, Amélia Panet, participaram nesta quinta-feira (16) de uma audiência pública sobre a preservação e revitalização do Centro Histórico de João Pessoa. A audiência foi promovida pela deputada estadual, Estela Bezerra e contou com a participação dos deputados João Bosco e Anísio Maia, além de outras autoridades e de moradores do local. A audiência aconteceu na Casa dos Arquitetos, sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba.

 

A deputada Estela Bezerra abriu a audiência destacando como objetivo estimular as ações de zelo da revitalização do Centro Histórico de João Pessoa. “Também queremos, ao mesmo tempo, reunir instituições e pessoas que estão preocupadas com o tema, trazendo a sua colaboração para construção de uma ação mais efetiva no sentido de criar um outro roteiro para o Centro Histórico da nossa cidade”, completou a deputada.

 

A conselheira Amélia Panet, ressaltou em sua fala, a falta de uma gestão compartilhada para conceber um plano de preservação para o Centro Histórico de João Pessoa. “Se observarmos mais a fundo, o grande problema hoje do Centro Histórico é gestão. E essa gestão tem que ser compartilhada, entre os diversos atores que vivem aqui no Centro Histórico, entre a sociedade de uma forma geral, entre os órgãos patrimoniais e entre os três poderes”, opinou a arquiteta e urbanista.

 

O presidente do CAU/PB, Cristiano Rolim, destacou que o planejamento da cidade deve vir em contrapartida ao planejamento de gestão. “O Centro Histórico terá seu desenvolvimento, a partir do momento que deixar de ser tratado isoladamente como investimento e passar a ser visto como parte integrante de uma cidade, que precisa ser planejada no seu desenvolvimento e na sua construção. Isto é que vai fazer com que tenhamos um olhar para o Centro Histórico, não como excepcional, mas como natural da vivência urbana”, explicou Cristiano Rolim.

 

A audiência contou ainda com contribuições de moradores do local, como o arquiteto e urbanista Joálisson Cunha, perito em Patrimônio Cultural e do artista plástico Nai, que entre outras observações, pediram mais segurança para o Centro histórico. Selena Gomes da Silva, “artevista”, representante do movimento “Ocupa Minc”, cobrou mais políticas públicas para a área.

 

A deputada Estela Bezerra informou que esta foi a primeira audiência sobre o tema, com o objetivo de ouvir os representantes dos órgãos preocupados com a área e os moradores da região. “Parabenizamos a deputada Estela Bezerra, ressaltando que o CAU/PB está inserido nesse processo de luta pela revitalização e preservação do Centro Histórico de João Pessoa”, finalizou Cristiano Rolim.

 

FONTE: CAU/PB

 

Publicado em 20/06/2016

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo