CAU/UF

CAU/PE e Amupe integrados em parceria por cidades sustentáveis

Em palestra sobre os desafios da implementação da Nova Agenda Urbana da ONU, o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, defendeu a integração institucional com gestores públicos municipais e lembrou que é preciso pensar global e agir local para recolocar as cidades pernambucanas na rota do desenvolvimento. A apresentação fez parte da programação de abertura do Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis, que acontece de quarta (25) a sexta-feira (27), no Centro de Convenções de Pernambuco.

 

Para Montezuma, é preciso pensar global e agir local / Foto: Raul Kawamura.

 

“Essa parceria pioneira entre o CAU/PE e Amupe coloca em pauta o planejamento urbano e o papel de todos no processo de transformação das nossas cidades. Estamos somando esforços por cidades melhores, as cidades que precisamos”, detalhou o presidente. Para ele, mais do que questões conjunturais, é preciso se dedicar à transformações estruturais nas dimensões política, social, econômica e urbanística.

 

Nesse sentido, Montezuma defende que é preciso seguir uma lógica que começa na definição de uma visão, passa pela elaboração de planos e projetos, em seguida pela definição de uma legislação e, finalmente, chega à viabilização de financiamento. “Podemos transformar uma cidade em uma geração. Medellín está aí para provar isso”, afirmou, concluindo a fala que precedeu a apresentação do arquiteto e urbanista colombiano Gustavo Restrepo.

 

Fonte: CAU/PE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR participa de evento sobre emergências climáticas em arquitetura e urbanismo

Evento em Rondônia destaca oportunidades em licitações e compras públicas

CAU/RJ promove palestras para síndicos sobre responsabilidades legais

Pular para o conteúdo