CAU/BR

CAU/PE e presidente do CAU/BR debatem ações conjuntas para 2015

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) recebeu no último dia 29 de janeiro a visita do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro. Entre os assuntos discutidos esteve a importância das Resoluções nº 21 e nº 51, além da necessidade de um diagnóstico social sobre a imagem dos arquitetos. O encontro contou com a presença do presidente Roberto Montezuma, do conselheiro federal Fernando Diniz, dos conselheiros Jório Cruz e Luiz Rangel, e do assessor Bruno Ferraz.

 

Na ocasião, o presidente nacional da entidade também fez elogios à contribuição sistemática dos CAU/UF na implantação e nas discussões da instituição. Para ele, Pernambuco se destacou por defender o arquiteto como o profissional que constrói as cidades. “Nas nossas discussões em Brasília, o CAU/PE tem alavancado os debates em torno da nossa responsabilidade com as cidades, enfatizando nossa responsabilidade social de pensar no coletivo”, pontuou.

 

Reeleito no início deste ano para mais um triênio como presidente do Conselho, Haroldo explicou que, apesar de ainda esperar julgamento, a Resolução nº 51 está em vigor, especificando as atribuições privativas dos arquitetos e urbanistas, entre essas o projeto arquitetônico nas mais diversas modalidades. “Trata-se de uma importante ferramenta na defesa da nossa profissão”, garantiu ele, destacando ainda a importância da atuação do CAU/BR nas áreas legislativa e jurídica.

 

Para a próxima gestão, além dos desafios já apresentados durante a primeira gestão, Haroldo defende a necessidade de se entender como os arquitetos e urbanistas são vistos pela sociedade. “Com a realização do censo, já sabemos onde estão nossos profissionais. Agora precisamos saber como são vistos e tratados. A partir daí teremos onde basear as ações de política profissional. Precisamos entender e assumir melhor as nossas responsabilidades”, defendeu ele, lembrando que a análise crítica deve envolver todos os Estados.

 

HABITAÇÃO EM PERNAMBUCO
Durante sua visita ao CAU/PE, Haroldo Pinheiro também participou de uma reunião com o secretário estadual de Habitação e Obras e presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Marcos Baptista. Arquiteto e urbanista, o secretário tratou com o CAU/PE de assuntos como a lei que garante a assistência técnica a pessoas de baixa renda, o conceito de habitabilidade, a preocupação com o meio ambiente e os benefícios do uso misto dos edifícios. “O CAU/PE e a secretaria têm um problema em comum: a cidade. Hoje notamos a existência de vários guetos devido à falta de integração. Precisamos pensar em soluções consistentes para isso”, defendeu o conselheiro Jório Cruz.

 

Baptista pretende elaborar um amplo diagnóstico do déficit habitacional de Pernambuco nos primeiros meses como secretário. “O CAU será um importante parceiro nesta jornada”, destacou.

MAIS SOBRE: CAU/BR CAU/UF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR reforça laços com parlamentares federais para fortalecer pautas da categoria

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

CAU/BR

Concurso CAU Brasil: resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva

CAU/BR

Conselho lança Relatório Marcas da Gestão CAU Brasil 2021-2023. Acesse versão digital !

Pular para o conteúdo