Série de publicações técnicas que visam provocar reflexão, debates e ações, o projeto Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, realizado pelo CAU/PE, será apresentado nesta segunda-feira (5). O primeiro volume, intitulado A metrópole da região metropolitana, será lançado durante o evento, que acontece a partir das 19h, no Museu do Estado de Pernambuco. O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, estará presente.
Interessados devem confirmar presença pelo e-mail [email protected]
A iniciativa tem o objetivo de estimular a construção de políticas públicas de longo prazo para o desenvolvimento das cidades em todas as escalas de apreensão. “Precisamos nos empoderar e retomar o papel estratégico da nossa profissão em benefício das nossas cidades e, sobretudo, dos cidadãos”, defende o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma.
Os cadernos integram o conjunto de ações de aperfeiçoamento profissional do Conselho em Pernambuco, que inclui também a realização de palestras e seminários. Os próximos volumes devem abordar temas como paisagismo e patrimônio, sempre com colaboração de especialistas nas respectivas áreas.
Articulista do primeiro volume, o arquiteto e urbanista Jório Cruz chama atenção para o fato de que mais da metade da população urbana do Brasil vive em metrópoles. Para ele, é indispensável que os políticos entendam a natureza integrada dos municípios que compõem os conglomerados urbanos. “Nas metrópoles, a dimensão legítima extrapola a dimensão legal. A governança é peça chave na solução das questões que são compartilhadas pelos municípios envolvidos”, defende Jório, que é conselheiro do CAU/PE e ex-presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).
FONTE: CAU/PE
Publicado em 05/09/2016