EVENTOS

CAU/RJ e IAB-RJ assinam 2ª etapa de convênio para UIA2020RIO

 

Presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, e presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, assinam 2ª etapa do convênio para organização do UIA2020RIO
Presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, e presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, assinam 2ª etapa do convênio para organização do UIA2020RIO

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e o Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) assinaram na terça-feira, 22 de novembro, a segunda etapa do convênio técnico para a realização do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos. O evento reunirá cerca de 15 mil profissionais de todo o globo no Rio de Janeiro em 2020.  O acordo visa à realização de concurso público nacional para escolha do projeto do stand brasileiro no 26º Congresso Mundial da UIA, que será realizado próximo ano em Seul, Coreia do Sul.

 

Para o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes Neto, o convênio é mais uma das importantes ações do Conselho que têm o objetivo de valorizar e promover a arquitetura e o urbanismo, mostrando sua importância para a sociedade. “O Congresso UIA2020RIO é uma oportunidade única para toda a América do Sul. Poderemos discutir com colegas do mundo inteiro e a sociedade questões que afetam a todos nós”, afirmou.

 

Ampliar o diálogo entre a arquitetura e sociedade em uma inter-relação em busca de cidades melhores está entre os objetivos centrais do UIA2020RIO. As grandes mudanças estruturais por que passa o Brasil gera também grande expectativa a um universo de 140 mil arquitetos registrados no CAU, além dos mais de 40 mil estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.

 

Antes da assinatura do convênio, o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, explicou que os próximos anos, até 2020, serão fundamentais para ampliar e aprofundar os principais debates urbanos. Tornar compreensível à sociedade a importância das ações de projeto e plano no desenho da cidade é outra meta do evento.

 

“O UIA2020RIO, cujo tema é ‘Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21’, vai evidenciar o compromisso com a diversidade cultural e arquitetônica, com as responsabilidades quanto ao ambiente, ao clima e à própria cultura urbana, bem como com uma arquitetura capaz de responder aos desafios do século 21. O trabalho do arquiteto deve ser um dos protagonistas da construção de cidades mais democráticas e atentas aos problemas sociais e ambientais da atualidade”, destacou Pedro da Luz.

 

 

A primeira etapa do convênio entre o CAU/RJ e o IAB-RJ foi assinado em 2015 e prevê a cooperação até 2020. No primeiro momento, a parceria teve como principal objetivo a realização do concurso público nacional para a escolheu da identidade visual do UIA2020RIO. Os vencedores, anunciados em 26 de fevereiro deste ano, foram os designers Glaucio Campelo e Suzana Valadares Fonseca.

 

 

 

Publicado em 25/11/2016

MAIS SOBRE: EVENTOS UIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo