CATEGORIA

CAU/RS: Arquitetura e urbanismo, cultura e literatura de mãos dadas

estande
 
 

Cultura e arquitetura e urbanismo andam juntas, uma não vive sem a outra. Como destaca o arquiteto e urbanista Pedro Riviera em seu artigo “O papel da arquitetura na política cultural”*, a arquitetura possui uma dimensão objetiva e técnica que a diferencia das demais artes, levando a um debate sem fim sobre arquitetura ser classificada como arte. No entanto, também ressalta que não podemos deixar escapar a percepção de sua dimensão cultural. As cidades são a maior invenção do homem. Fazer e habitar a cidade são os nossos maiores fatos culturais.
 

No último dia 15, o CAU/RS se despediu da Feira do Livro de Porto Alegre que, em 2016, chegou a sua 62ª edição. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é realizado anualmente na Praça da Alfândega, local cercado por edificações que são parte da história da capital gaúcha.
 

Pode-se constatar o enorme interesse das pessoas por conhecer e explorar a região, tendo em vista as mais de 2.600 visitas realizadas em nosso estande. Eram pessoas em busca de informação – interessadas também nos postais, marcadores de página e mapa com imagens dos prédios pelos quais transitaram, muitas vezes, sem se dar por conta – e profissionais a fim de provocar debates e saber mais sobre temas como o Cais Mauá, revitalização, restauração e acessibilidade.
 

Compilamos alguns números da participação do Conselho na Feira. Foram cerca de 20 horas de debates, mais de 60 convidados e 4 livros lançados, com mais de 300 exemplares distribuídos gratuitamente. Arquitetura e urbanismo e literatura andaram de mãos dadas na Feira do Livro de Porto Alegre e o CAU/RS agradece a oportunidade de poder ter contribuído com este importante evento para a cultura e história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.
 

Confira o compilado do CAU/RS na Feira no vídeo a seguir:

 

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo