No último dia 31/01, representantes do CAU/SP e dez arquitetos e urbanistas recém-nomeados para Secretarias municipais da Baixada Santista se reuniram na Sede Regional do Conselho em Santos.
A pauta da reunião se concentrou na transmissão das posições recentes do Conselho sobre Planejamento Regional e Urbano, objeto das discussões, das impressões, posições e demandas dos secretários em relação ao CAU.
“Esse encontro foi um início de uma relação que deve ter continuidade com os CAUS ITINERANTES previstos para o correr deste ano, nos vários municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira”, comenta o presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza.
“Queremos nos aproximar dos órgãos públicos, participar ativamente dos debates e da busca de soluções urbanísticas para a nossa região, encontrar formas de contribuir com as administrações municipais para que as ideias saiam do papel”, afirmou o gerente da Sede Regional do CAU/SP em Santos, Edison Eloy de Souza.
“Planejamento é fundamental para qualquer projeto ser executado, não podem estar separados”.
Pelo CAU/SP, além do gerente Eloy de Souza, estiveram presentes na reunião o gerente da Regional de São José dos Campos, Alexandre Penedo, e a agente de fiscalização Cecilia Carrapatoso.
Também participaram do encontro os representantes da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM): o secretário-executivo Helio Hamilton Vieira e a diretora técnica Fernanda Meneghello. A AGEM é uma autarquia que tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na Região Metropolitana da Baixada Santista.
Os dez secretários municipais chamados para a reunião são os arquitetos e urbanistas José Roberto Rebello e Nelson Antônio Portéro Jr. (respectivamente, diretor de Planejamento e desenhista projetista/Bertioga), Maurício Maranhão Sanches (responsável pelo Núcleo de Planejamento/Peruíbe), Adalberto Ferreira da Silva e Fábio Eduardo Serrano (respectivamente, secretário e adjunto de Planejamento e Gestão /Guarujá), Adão Ribeiro (secretário de Projetos Especiais/São Vicente), Marcos Roberto Barduco Koyama e Luciana Suguinoshita (respectivamente, secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana e diretora de Engenharia de Tráfego/Registro-Vale do Ribeira).
Fonte: CAU/SP