Assistência Técnica

CEAU discutirá Arquitetura como prática coletiva dentro da diversidade

Nos dias 14 e 15 de junho de 2018 o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) realizará, em Brasília, um seminário nacional para discutir a Arquitetura e Urbanismo como prática coletiva a partir da diversidade brasileira.

 

A decisão foi tomada na 37ª. Reunião Ordinária do CEAU ocorrida nos dias 29 e 30 de janeiro na sede do CAU/BR no Distrito Federal, a primeira com a participação do novo presidente do Conselho, arquiteto e urbanista Luciano Guimarães.

 

João Carlos Correia (da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA), Cícero Alvarez (presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA), Nivaldo Andrade (presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB), Luciano Guimarães (presidente do CAU/BR),  Marcos Antonio Francenildo da Silva (da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – FeNEA), Andrea Lúcia Vilella Arruda (Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR), Lana Jubé (Coordenadora da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR), Daniela Demartini (Secretaria Geral da Mesa do CAU/BR), Luciana Bongiovanni Martins Schenk (Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas-ABAP) e  Eleonora Lisboa Mascia (FNA)

 

A escolha do tema entrelaça o seminário com o 27º. Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO, que a União Internacional dos Arquitetos realizará daqui a dois anos no Rio de Janeiro, com organização do IAB, cujo tema é “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. As discussões ocorrerão sob a ótica da Prática Profissional e do Ensino e Formação, que constituem o foco do CEAU.

 

Na reunião, o presidente do IAB, Nivaldo Andrade, assumiu a coordenação do CEAU, substituindo Cicero Alvarez, presidente da FNA, conforme o rodízio anual de troca do posto entre os representantes das entidades.  

 

 

O CEAU também tomou conhecimento e apoiou a indicação, pelo IAB, do arquiteto e urbanista Cid Blanco para representar o Brasil no Comitê UIA dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.

 

O Comitê foi recém criado e o Brasil, por sua importância estratégica na região das Américas, foi convidado a tomar assento nele, ao lado dos Estados Unidos. Cid Blanco tem atuado com políticas de desenvolvimento urbano, habitação, inclusão social, participação cidadã e comunicação e cultura, no nível local e nacional.

 

O CEAU também decidiu dar continuidade às ações junto ao Congresso e à sociedade Em defesa da ética, do planejamento e da qualidade nas obras públicas. A articulação é a favor da implantação de sistemas de Planejamento Territorial e Urbano, nas três instâncias de governo; da necessidade de projeto completo para início de qualquer obra pública, contra a modalidade de “contratação integrada” (que exige só anteprojeto); e da obrigatoriedade dos concursos de projetos arquitetônicos e complementares para tais empreendimentos.  

 

 

Tratou-se também do Projeto de Lei do Senado 280, que autoriza a administração pública federal a delegar a empresas privadas a fiscalização administrativa. Há preocupação de que o projeto, se levado adiante, corrobore para o “desmonte” do corpo técnico do Estado brasileiro, já atingido recentemente pelo Decreto Federal 9262/2018, da Presidência da República, extinguindo cargos efetivos vagos e que vierem a vagar nos quadros da Administração vedando a abertura de concurso público e provimento de vagas adicionais para tais cargos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Comissão de Exercício Profissional debate Mapa Estratégico de Fiscalização em Natal/RN

Ensino e Formação

CAU Brasil disciplina registro de arquitetos e urbanistas concedidos por ordem judicial

Assistência Técnica

Nota Técnica do IPEA defende inclusão de melhorias habitacionais no programa “Minha Casa, Minha Vida”

Skip to content