CATEGORIA

CEF realiza reunião com coordenadores de cursos de arquitetura e urbanismo

Roberto Montezuma ressaltou a importância de os cursos de arquitetura abordarem novas reflexões sobre a cidade.
Roberto Montezuma ressaltou a importância de os cursos de arquitetura abordarem novas reflexões sobre a cidade.

A Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Pernambuco (CAU/PE) se reuniu com coordenadores dos cursos de arquitetura e urbanismo do Estado, na manhã desta quarta-feira (25), na sede da entidade. O evento busca fomentar debates de interação entre Ensino Superior e Conselho, provendo melhoria na formação de novos profissionais.

 

O encontro contou com palestra do coordenador da CEF do CAU/BR, Fernando Diniz, conselheiro federal por Pernambuco. Diniz enumerou diversas atividades do Conselho em prol do melhoramento do ensino de arquitetura e urbanismo nas universidades. Ele citou, por exemplo, ações em andamento nacionalmente, como revisão de matrizes curriculares dos cursos, estabelecimento de perfis e padrões de qualidade e abastecimento da matriz de mobilidade dos egressos.

 

O conselheiro ainda pontuou ideias inspiradas em exemplos de conselhos de arquitetura em outros países. Entre elas, está a livre circulação de profissionais no Mercosul, a parceria com instituições estrangeiras (Riba, NAAB, AIA, NCARB, entre outras) e a instalação de programas de acreditação e de formação continuada. “Desde a sua fundação, o CAU está comprometido em trabalhar junto às instituições de ensino, aprimorando o ambiente atual para a prática da arquitetura e do urbanismo”, classificou Fernando.

 

Os coordenadores das nove instituições participantes do encontro – UFPE, Unicap, Esuda, Facipe, Fadic, Facol, Unifavip, FBV e AESO Barros Melo – debateram sobre os temas tratados, solucionando dúvidas e contribuindo com sugestões. Os presentes também conferiram apresentação da conselheira Cláudia Torres, responsável pela CEF do CAU/PE. Ela detalhou estatísticas sobre o atual cenário do Ensino Superior de arquitetura e urbanismo em Pernambuco. “Com base nesses dados, queremos continuar interagindo com as instituições para discutir temas relevantes e prover melhoria na qualidade de ensino”, afirmou.

 

Tanto a CEF quanto os coordenadores se comprometeram em manter contato mútuo para troca de informações, atualização de dados junto ao Conselho e realização de reuniões futuras, em datas a serem agendas. O presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, agradeceu a presença de todos e afirmou que os encontros são fundamentais para incorporar aos cursos o papel contemporâneo do arquiteto: pensar a cidade como um todo. “Nossa profissão não é só um recorte da sociedade, mas também é parte do chão que a sustenta. Por isso a necessidade desse vínculo, para ajustarmos como podemos levar essa teoria discutida à prática”, defendeu.

 

FONTE: CAU/PE

 

Publicado em 27/05/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo