Célia Ferraz de Souza atua há 50 anos no ensino da Arquitetura e Urbanismo. A arquiteta e urbanista formada pela Mackenzie (SP) trabalhou por dois anos na prefeitura de São Paulo antes de adotar o Rio Grande do Sul como morada definitiva. Célia atuou principalmente no programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da UFRGS, orientando diversos projetos e pesquisas relacionadas ao tema.
Célia foi eleita Arquiteta e Urbanista do Ano 2012 pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs). Em depoimento ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a professora narrou sua trajetória profissional, destacando a crescente presença da mulher na academia e no mercado de trabalho. “Quando eu ingressei na FAU, na Mackenzie, eram 60 vagas e apenas 10 mulheres na turma. A partir da década de 1970, o cenário começou a mudar e hoje está completamente diferente”, disse.
No vídeo, ela destaca a diversidade de atuação no campo da Arquitetura e Urbanismo e a importância da leitura e do conhecimento multidisciplinar na formação profissional, além de dar um conselho às jovens profissionais e estudantes.
Produção e entrevista: Gabriela Belnhak e Luísa Kalil
Captação e edição de imagens: Mariane Venditi da Rosa
Veja também:
CAU/BR: DIA INTERNACIONAL DA MULHER: as ações do CAU em defesa da Equidade de Gênero