No dia 8 de julho, o Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) promove o Ciclo de Webinários CIALP 2021-2022. O primeiro seminário será dedicado ao Patrimônio Arquitetônico Lusófono na África – Angola e Moçambique e terá como palestrantes Francisco José Miguel, conhecido como Chico Zé (Angola) e Luis Lage (Moçambique).
Os webinários CIALP irão promover a interlocução entre arquitetos de língua portuguesa visando o aprimoramento da profissão, troca de boas práticas, a difusão da cultura lusófona de cada país, além de avaliar a conjuntura internacional da profissão e a preparar os profissionais para os cenários futuros em cada um dos países membros.
Na primeira palestra, o CIALP e as Ordens dos arquitetos de Angola e de Moçambique pretendem transmitir às novas gerações a dedicação e o esforço que os seus antecessores atravessaram, tendo como base o Patrimônio Arquitetônico Lusófono dos dois países.
O Webinar é organizado pelo CIALP, a Ordem dos Arquitetos da Angola e Ordem dos Arquitetos de Moçambique, com o apoio técnico do Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Ceará.
Para assistir, basta acessar o canal do Youtube do IAB Ceará no dia 8 de julho, às 10h30: [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=MzQpidyfLBE[/embedyt]
Sobre os palestrantes
Francisco José Miguel (Chico Zé)
É cofundador do curso de arquitetura em Angola, licenciado em arquitetura em 1985. É professor de Geografia Urbana no departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto. Cofundador e diretor geral do atelier Arquidesign, Projectos e Empreendimentos Lda, na Rua Rainha N´Ginga, Luanda. Foi diretor Nacional do Urbanismo da Secretária de Estado do Urbanismo, Habitação e Águas em 1987; foi o 1º Diretor do Instituto de Planeamento e Gestão Urbana de Luanda em 2007, atualmente trabalha no seu Atelier e leciona no Departamento de Arquitetura.
Luís Eugénio da Silva Lage
Licenciado em Arquitetura e Planejamento Físico na UEM. Doutor em “Levantamento, Análise e Representação da Arquitetura e Ambiente” pela Universidade de Roma “La Sapienza” Itália. Desempenhou a função de diretor da Faculdade de Arquitetura e Planejamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane de 2009 a 2016, onde é Professor Auxiliar na linha temática de Representação Gráfica. As suas principais áreas de pesquisa são sobre processos do assentamento humano em periferias de cidades, de análise de tipologias arquitetônicas e sobre património Cultural Imóvel.