CATEGORIA

CIAU 2020 aprova calendário de encontros internacionais pré-UIA2020RIO

img_4129

 

O Conselho das Instituições de Arquitetura e Urbanismo do UIA2020RIO, reunido nesta segunda-feira, 7 de novembro, aprovou a proposta de calendário de eventos preparatórios para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, a se realizar em 2020, no Rio de Janeiro.
 
Pelo calendário, serão realizados três encontros internacionais preparatórios que tratarão, a cada ano, de partes do tema do Congresso Mundial.

 
O primeiro, intitulado “Todos os Mundos”, ocorrerá em julho de 2017 e será centrado no papel da Arquitetura frente à diversidade e à multiplicidade das formas urbanas e dos modos de produção das cidades.
 
Preliminarmente, o I Encontro Internacional Preparatório terá três linhas: (i) o mundo da metrópole latino-americana / transitoriedade, permanência e fluxos; (ii) os mundos dos modos de produzir, incluindo as múltiplas arquiteturas, da autóctone às mais sofisticadas experiências de edificações, passando pela cidade das favelas e periferias e pela arquitetura assistida / fragilidades, potências e desigualdades; (iii) o mundo da inovação e do conhecimento, dos sistemas de projeto aos sistemas construtivos / mudanças, inovação. Transversalmente a essas três linhas, o mundo da formação para o século XXI.
 
De acordo com o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, a ideia é que o evento coloque em discussão o grande desafio posto à sociedade e aos arquitetos brasileiros nesta geração, em que se construirá mais metade da cidade existente. Serão úteis as experiências, entre outras, de cidades como Bogotá, Cidade do México, Santiago, além do Rio de Janeiro e de São Paulo, em suas perspectivas metropolitanas e em seus mundos de diversidade. “A assistência técnica de arquitetura será outro enfoque importante. O papel do arquiteto do século XXI estará presente em todos os debates”, Explicou Magalhães.
 
Os temas dos outros dois encontros internacionais são: “Um só Mundo”, previsto para julho de 2018, e “Arquitetura 21”, em 2019.
 
O presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Jeferson Salazar, sugeriu a criação de calendário único de eventos para as entidades de Arquitetura. A proposta visa a ampliar o diálogo da categoria com a sociedade e fortalecer o conceito da cultura arquitetônica. “Essa é uma proposta antiga da FNA. Penso que pode ser interessante para os nossos objetivos”, afirmou Salazar.
 
Além dos Encontros Internacionais, estão previstos outros eventos articulados para ampliar as reflexões até o 27º Congresso Mundial da UIA, são eles: 11ª e 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, previstos para agosto de 2017 e agosto de 2019, respectivamente; V ArquiMEMÓRIA, em novembro de 2017; 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, em abril de 2018;  XXV Congresso Panamericano de Arquitectos e Seminário Internacional NUTAU 2016, ambos em novembro deste ano.
 
Na reunião do CIAU 2020 desta segunda-feira, participaram: Angélica Alvim, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ); Nina Vaisman, presidente da Associação Brasileira de Arquitetura Paisagística (ABAP); Miriam Addor, presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA); Andrea Vilella, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); Haroldo Pinheiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR); Luis Valverde, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ); Jeferson Salazar, presidente da FNA; Sérgio Magalhães, presidente do IAB; Pedro da Luz Moreira, presidente do IAB-RJ; além de Cêça Guimaraens, Norma Taulois e Luiz Fernando Janot, diretores do IAB. A curadora Bete França participou, via internet, com uma avaliação crítica sobre a temática do Congresso.

 

 

FONTE: IAB

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Gostaria de informações sobre o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, que estava previsto para acontecer em abril de 2017 e após essa reunião de novembro de 2017, foi reagendado para abril de 2018, em Brasilia… Um evento desse porte necessita de divulgação prévia para que os interessados possam já organizar sua participação..
    Voces podem me dar informações se acontecerá e quando e onde acontecerá.. agradeço

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo