Evento faz parte da programação paralela à exposição Souto de Moura: Memórias, Projetos e Obras. Mostra está aberta a visitação até 25 de maio no Paço Imperial, Rio de Janeiro
A terceira sessão temática do Ciclo de Debates sobre a arquitetura de Eduardo Souto de Moura, no dia 19 de abril, vai evidenciar as obras do arquiteto lusitano. O evento faz parte da programação paralela à exposição “Souto de Moura: Memórias, Projetos e Obras” e acontece às 17 horas no Paço Imperial (Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ).
Mais de sessenta obras compõem o acervo de Souto de Moura. A maioria delas, estão em território português, como o Estádio Municipal de Braga (2001), o Museu Casa das Histórias (2006), a Casa em Cascais (2002), e a Casa do Cinema (2006). Na sessão temática “Obras”, três palestrantes emprestarão suas percepções sobre a relevância da produção do vencedor do Prietzker, em 2011, e mais uma dezena de prêmios ao longo da sua carreira. Os convidados são os arquitetos e urbanistas Luiz Sarmento, representante do IAB e IPHAN; Luciano Margotto Soares, professor da FAU Mackenzie; e Romullo Baratto, do portal Archdaily Brasil. O encontro também contará com um depoimento em vídeo do próprio Eduardo Souto de Moura e mediação da vice presidente do CAU/RJ, Noêmia Barradas .
As sessões temáticas da Exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras” são promovidas pelo CAU Brasil, CAU/RJ, IAB nacional , IAB – RJ e Instituto Camões, com apoio da Embaixada e do Consulado de Portugal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O primeiro encontro explorou a “Memória” do arquiteto e aconteceu logo após a inauguração da exposição, em 22 de março. Os ”Projetos” foram tema do segundo debate, em 5 de abril. O ciclo encerra no dia 25 de maio e projetará o tema “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”. Desta vez, o evento acontece em Brasília, na sede da Embaixada de Portugal. A data também encerra a temporada da mostra no Paço Imperial.
SERVIÇO:
Encontro “Obras”
QUANDO: 19/04, 17h
ONDE: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
SOBRE OS CONVIDADOS*:
LUCIANO MARGOTTO
Possui graduação (1989), mestrado (2001) e doutorado (2016) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor de Projeto de Edificações desde 1994, sendo professor da FAU USP de 2018 a 2021; atualmente é professor da FAU Mackenzie desde 2002. É professor associado da Escola da Cidade, colaborador desde sua fundação. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de edificações e projetos de renovação urbana. Dirigiu o escritório Núcleo de Arquitetura Ltda. (1988 a 2010) associado a outros colegas arquitetos. Desde 2010 dirige o escritório REPUBLICA Arquitetura Ltda. [www.republica.arq.br].
ROMULLO BARATTO
Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), doutorando em arquitetura e cinema pela FAU-USP. Gerente Editorial do ArchDaily Brasil, também trabalha como fotógrafo e cineasta independente no Estúdio Flagrante, buscando explorar as relações entre movimento e espaço através das imagens. Realizou um intercâmbio acadêmico para a Université Paris Ouest Nanterre La Défénse em 2011, onde cursou Cinema e Artes do Espetáculo. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso desenvolveu projetos de instalações nas ruas de Florianópolis-SC e no prédio da faculdade de arquitetura e urbanismo da UFSC que incorporavam projeções de vídeo em suas configurações espaciais. Concluiu, em 2017, o programa de Pós-Graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, recebendo o título de mestre com a pesquisa intitulada “O indizível no cinema de Heinz Emigholz”. No mesmo ano, fez parte da equipe de curadoria e edição da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Em 2020 iniciou a pesquisa de Doutorado “Fato e ficção, trânsitos entre cinema e arquitetura” na área de concentração Projeto Espaço e Cultura do Programa de Pós-Graduação da FAUUSP, com orientação de Marta Bogéa.
LUIZ SARMENTO
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade de Brasília em 2014. Trabalho de conclusão de curso na área de conservação e restauração de patrimônio histórico: Ponto, linha e plano: Reabilitação do Conjunto da Estação do Cipó em Sacramento/MG. Mestrando no PPG-FAU.UnB desde 2021. 2017 – Especialista em Reabilitação Urbana e Arquitetônica (Reabilita) 2017. Trabalho final sobre Assistência Técnica Pública e Gratuita em Arquitetura e Urbanismo às Famílias de Baixa Renda. 2020 – MBA em Marketing e Comunicação Integrada pelo Uniceub, com trabalho final sobre comunicação e licitações públicas, com foco na análise da comunicação em concursos públicos de projeto e possíveis contribuições para outras modalidades de licitação. Foi assessor especial da presidência da CODHAB-DF e gerente de Athis (2015-2019). Na CODHAB atuou na implementação do programa de Assistência Técnica Pública e Gratuita em Arquitetura e Urbanismo, no planejamento e implantação da plataforma de concursos públicos de projeto para áreas de interesse social e na formulação do programa e plataforma de voluntariado da Companhia. No GDF coordenou 3 concursos públicos de projetos e participou como jurado em outros. Formulou e coordenou o projeto Ações Urbanas Comunitária, parte da estratégia de ATHIS do GDF. Em 2018 Coordenou, também na CODHAB, os Projetos Técnicos Sociais vinculados ao Ministério da Cidade e ao Programa Minha Casa Minha Vida. De 2018 a 2020 foi membro da Comissão de ATHIS do CAU DF, como arquiteto convidado. Foi responsável pelo GT IABDF 60 e Brasília 60 e o projeto Memórias da Arquitetura e do Urbanismo de Brasília, que realizou ações de educação patrimonial, identificação e organização de acervos sobre arquitetura e restauração e publicização de vídeos sobre a produção arquitetônica nos primeiros anos da Capital (disponível neste link). Assessor parlamentar na CLDF em 2019, trabalhando em temas relacionados às políticas urbanas e culturais do DF. Foi membro da equipe editorial da Revista ARQUI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. É um dos organizadores do livro ATUAIS: anotações sobre o processo de imersão da equipe técnica da CODHAB nas periferias do Distrito Federal, publicado em 2019. Também é um dos organizadores do livro IAB 1921-2021: um século de arquitetura e urbanismo pela democracia, cultura e direito à cidade, lançado em 2022. Tem trabalhos individuais e coletivos publicados, premiados ou expostos em mostras, congressos e bienais nas áreas de cenografia, patrimônio cultural, arquitetura e urbanismo social e design gráfico, como a Bienal de Arquitetura do Chile, a Quadrienal de Cenografia de Praga. Também já organizou exposições, como a Una nueva arquitectura brasileña, realizada na Cidade do México em 2022. Foi aluno especial, em arte e design na Ortweinschule, em Graz, Áustria. Desde 2019 é servidor concursado do Iphan, lotado no Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização.
NOEMIA BARRADAS
Vice-presidente do CAU/RJ, é arquiteta e urbanista, especialista em Patrimônio Arquitetônico PUC/Campinas, mestre em ciências da arquitetura -PROARQ/UFRJ. Atualmente desenvolve tese de doutorado (PPGAU/UFF) , tem larga experiência no campo da Preservação do Patrimônio, atuando em gestão, investigações, ciência da conservação, projetos e obras de conservação e restauro de bens integrados, arquitetura e conjuntos urbanos.
- Mini-currículos disponibilizados pelos convidados