Clipping

Ciclo de Debates destaca projetos do arquiteto português Souto de Moura 

azul-topo.jpg (640×158)

 

Edição de 31 de Março 2023. 

 

Edição #16760 

 

 

Brasília, 31 de Março de 2023. 

 

 

DESTAQUES  

 

 

CAU/BR: Ciclo de Debates destaca projetos do arquiteto português Souto de Moura 

 

Como parte da programação que traz ao Brasil a exposição Souto de Moura: Memórias, Projetos e Obras, acontece no dia 5 de abril, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, a sessão temática “Projetos“.  O encontro é o segundo do Ciclo de Debates paralelo à mostra e vai reunir especialistas para abordar a forma de trabalho do arquiteto português dentro do contexto da arquitetura contemporânea de Portugal. 

 

CAU/SP: Na ‘Casa de Vidro’, exposição que abre no dia 01/04 mira em produção coletiva de Lina Bo Bardi 

 

No dia 01/04, a partir das 10h, está aberta a exposição “A produção coletiva na obra de Lina Bo Bardi” na famosa “Casa de Vidro”, projeto da arquiteta ítalo-brasileira (1914-1992) na zona oeste da capital paulista. 

 

FNA:Investir em planejamento é solução para evitar efeitos de tragédias ambientais 

 

Diante das dificuldades enfrentadas pelos 1.532 municípios brasileiros que estão em situação de emergência devido aos desastres causados por chuvas e estiagens, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) reforça sua convicção de que investimentos em políticas públicas e em planejamento urbano são caminhos eficazes para minimizar os efeitos das tragédias ambientais. 

 

Ciclo Vivo: Brasileiros ganham prêmio de arquitetura com projeto de escola 

 

Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie foram premiados em março em um concurso internacional de arquitetura, promovido pela plataforma Archstorming. Klaus Schmidt, Carolina Souza, Debora Nunes e Juliana Akemi desenvolveram o projeto premiado para um novo centro de aprendizagem para a ONG Kurandza, em Moçambique. O espaço será construído para garantir que meninas possam terminar seus estudos e não precisem abandonar a escola precocemente, o que infelizmente é comum na região. 

 

CAU/DF: Alerta de golpe: CAU/DF avisa a profissionais e empresas que não envia boleto por e-mail ou de outra forma 

 

O CAU/DF informa que NÃO ENVIA boleto bancário por e-mail ou qualquer outro canal de comunicação aos profissionais e empresas de Arquitetura e Urbanismo, para pagamento de anuidade e/ou de outras taxas. 

 

 

ENTIDADES

 

FNA: Maria José Malheiros: Arquiteta e urbanista, militante e a última clandestina do Brasil 

 

Se tem algo que é terrível é estar sempre escapando. E eu vivi essa sensação até com uma certa culpa, porque todos aqueles que conhecia ou tinha contato acabavam sendo presos, mas eu sempre conseguia escapar. Foi aí que nasceu meu apelido de ‘perigosa’”. A frase é de Maria José Malheiros, no passado a ‘perigosa’, hoje uma mulher que vive intensamente cada dia de liberdade no alto de seus 71 anos, completados em 9 de setembro. Maria José foi a última brasileira na clandestinidade a se beneficiar da Lei da Anistia de 1979. 

 

 

 

MARCHA DOS PREFEITOS 

 

CAU/RJ: Acompanhe a participação do CAU na 24ª marcha dos prefeitos em Brasília 

 

Centenas de gestores municipais e assessores visitaram o estande do CAU Brasil na Marcha dos Prefeitos 2023 realizada entre os dias 27 e 30 de março. No quarto dia, uma das visitas foi do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), promotora do evento.  Paulo Roberto Ziulkoski elogiou a participação do CAU, ressaltando sua importância para a ampliação da atratividade e diversidade da Marcha. 

 

 

ESPECIALIZADOS  

 

Archdaily: Arquitetura na América Central: projetos para entender o território da Guatemala 

 

A Guatemala é um país localizado na América Central que está organizado em 22 departamentos. Sua capital e cidade mais populosa é a Cidade da Guatemala. As fronteiras geográficas que contêm este território são formadas pelo México ao norte e oeste, Belize e Honduras ao leste, e El Salvador ao sul. Além disso, abre-se para o Oceano Pacífico e o Golfo de Honduras. 

 

 

BIENAL DE VENEZA  

 

Jornal do Comércio: O Brasil e suas questões na Bienal de Arquitetura de Veneza 

 

Brasília não foi construída no meio do nada. Os sinuosos edifícios brancos de Oscar Niemeyer subiram em território de quilombolas e indígenas, dois povos que acabaram expulsos para a periferia com a imposição da cidade modernista. 

 

Archdaily: Pavilhão da Hungria explora etnografia histórica na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 

 

Na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, o Pavilhão Húngaro se concentra em um novo museu em Budapeste, o Museu de Etnografia. Ele foi projetado por Marcel Ferencz (Napur Architect) e concluído em 2022 como um dos programas de desenvolvimento cultural e urbano mais notáveis da Europa, o Liget Budapest Project.  

 

MAIS NOTÍCIAS  

 

Anota Bahia: Arquitetos baianos participam de curadoria de pavilhão na Mostra Internacional de Arquitetura 

 

A Fundação Bienal de São Paulo anunciou o projeto que ocupará o Pavilhão do Brasil na 18. Mostra Internacional de Arquitetura (18 MIA), que vai ocorrer durante o período da Bienal de Veneza. A curadoria da exposição é conjunta, feita pelos arquitetos Gabriela de Matos e Paulo Tavares e conta com a participação de colaboradores. 

 

azul-rodape.jpg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Pular para o conteúdo