Edição de 31 de Março 2023.
Edição #16760
Brasília, 31 de Março de 2023.
DESTAQUES
CAU/BR: Ciclo de Debates destaca projetos do arquiteto português Souto de Moura
Como parte da programação que traz ao Brasil a exposição Souto de Moura: Memórias, Projetos e Obras, acontece no dia 5 de abril, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, a sessão temática “Projetos“. O encontro é o segundo do Ciclo de Debates paralelo à mostra e vai reunir especialistas para abordar a forma de trabalho do arquiteto português dentro do contexto da arquitetura contemporânea de Portugal.
CAU/SP: Na ‘Casa de Vidro’, exposição que abre no dia 01/04 mira em produção coletiva de Lina Bo Bardi
No dia 01/04, a partir das 10h, está aberta a exposição “A produção coletiva na obra de Lina Bo Bardi” na famosa “Casa de Vidro”, projeto da arquiteta ítalo-brasileira (1914-1992) na zona oeste da capital paulista.
FNA:Investir em planejamento é solução para evitar efeitos de tragédias ambientais
Diante das dificuldades enfrentadas pelos 1.532 municípios brasileiros que estão em situação de emergência devido aos desastres causados por chuvas e estiagens, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) reforça sua convicção de que investimentos em políticas públicas e em planejamento urbano são caminhos eficazes para minimizar os efeitos das tragédias ambientais.
Ciclo Vivo: Brasileiros ganham prêmio de arquitetura com projeto de escola
Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie foram premiados em março em um concurso internacional de arquitetura, promovido pela plataforma Archstorming. Klaus Schmidt, Carolina Souza, Debora Nunes e Juliana Akemi desenvolveram o projeto premiado para um novo centro de aprendizagem para a ONG Kurandza, em Moçambique. O espaço será construído para garantir que meninas possam terminar seus estudos e não precisem abandonar a escola precocemente, o que infelizmente é comum na região.
O CAU/DF informa que NÃO ENVIA boleto bancário por e-mail ou qualquer outro canal de comunicação aos profissionais e empresas de Arquitetura e Urbanismo, para pagamento de anuidade e/ou de outras taxas.
ENTIDADES
FNA: Maria José Malheiros: Arquiteta e urbanista, militante e a última clandestina do Brasil
“Se tem algo que é terrível é estar sempre escapando. E eu vivi essa sensação até com uma certa culpa, porque todos aqueles que conhecia ou tinha contato acabavam sendo presos, mas eu sempre conseguia escapar. Foi aí que nasceu meu apelido de ‘perigosa’”. A frase é de Maria José Malheiros, no passado a ‘perigosa’, hoje uma mulher que vive intensamente cada dia de liberdade no alto de seus 71 anos, completados em 9 de setembro. Maria José foi a última brasileira na clandestinidade a se beneficiar da Lei da Anistia de 1979.
MARCHA DOS PREFEITOS
CAU/RJ: Acompanhe a participação do CAU na 24ª marcha dos prefeitos em Brasília
Centenas de gestores municipais e assessores visitaram o estande do CAU Brasil na Marcha dos Prefeitos 2023 realizada entre os dias 27 e 30 de março. No quarto dia, uma das visitas foi do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), promotora do evento. Paulo Roberto Ziulkoski elogiou a participação do CAU, ressaltando sua importância para a ampliação da atratividade e diversidade da Marcha.
ESPECIALIZADOS
Archdaily: Arquitetura na América Central: projetos para entender o território da Guatemala
A Guatemala é um país localizado na América Central que está organizado em 22 departamentos. Sua capital e cidade mais populosa é a Cidade da Guatemala. As fronteiras geográficas que contêm este território são formadas pelo México ao norte e oeste, Belize e Honduras ao leste, e El Salvador ao sul. Além disso, abre-se para o Oceano Pacífico e o Golfo de Honduras.
BIENAL DE VENEZA
Jornal do Comércio: O Brasil e suas questões na Bienal de Arquitetura de Veneza
Brasília não foi construída no meio do nada. Os sinuosos edifícios brancos de Oscar Niemeyer subiram em território de quilombolas e indígenas, dois povos que acabaram expulsos para a periferia com a imposição da cidade modernista.
Archdaily: Pavilhão da Hungria explora etnografia histórica na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023
Na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, o Pavilhão Húngaro se concentra em um novo museu em Budapeste, o Museu de Etnografia. Ele foi projetado por Marcel Ferencz (Napur Architect) e concluído em 2022 como um dos programas de desenvolvimento cultural e urbano mais notáveis da Europa, o Liget Budapest Project.
MAIS NOTÍCIAS
Anota Bahia: Arquitetos baianos participam de curadoria de pavilhão na Mostra Internacional de Arquitetura
A Fundação Bienal de São Paulo anunciou o projeto que ocupará o Pavilhão do Brasil na 18. Mostra Internacional de Arquitetura (18 MIA), que vai ocorrer durante o período da Bienal de Veneza. A curadoria da exposição é conjunta, feita pelos arquitetos Gabriela de Matos e Paulo Tavares e conta com a participação de colaboradores.