Clipping

Ciclo de debates urbanistas de SP promove reflexão sobre cidades em risco

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 16 de Novembro de 2023.

 

Edição #16904

 

Brasília, 14 de Novembro de 2023.

 

DESTAQUES

 

Casa e Jardim: Ciclo de debates urbanistas de SP promove reflexão sobre cidades em risco

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) discute o enfrentamento de questões ligadas as mudanças climáticas no centro do debate envolvendo especialistas e autoridades públicas.

 

FNA: FNA participará de Encontro Preparatório Pré|47º|ENSA do SASC

O evento virtual acontece na próxima segunda-feira, 20 de novembro, a partir das 18h30min, e busca debater a precarização do trabalho profissional e a importância da atuação sindical frente ao momento atual de retomada de programas públicos na cidade e no campo e reorganização da legislação trabalhista e sindical.

 

ArchDaily: “Não existe um centro”: entrevista com Tosin Oshinowo, curadora da Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023

Influenciada por suas experiências em Lagos, Oshinowo concentrou a Trienal na celebração de lugares que prosperam mesmo em condições de escassez, destacando modelos alternativos do Sul Global para construir um futuro mais justo e habitável.

 

ArchDaily: Os assuntos que vão determinar o sucesso da COP28Inundações na Líbia causaram danos e mais de seis mil mortes. Incêndios no Canadá queimaram 18,5 milhões de hectares, do tamanho da Síria. Setembro de 2023 teve recordes de calor, ressaltando a urgência de ações contra as mudanças climáticas. Os eventos registrados ao longo dos últimos meses reforçam a urgência de os países corrigirem o rumo na luta contra as mudanças climáticas.

 

ArchDaily: E-book gratuito ensina como usar Soluções Baseadas na Natureza em projetos urbanos

O livro apresenta exemplos e projetos no Brasil e no mundo, destacando iniciativas eficazes contra inundações, deslizamentos e ilhas de calor. O e-book aborda Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em várias regiões brasileiras, incluindo casos de referência, benefícios para o meio ambiente e guia para jornalistas.

 

CAU NA MÍDIA

 

Matinal Jornalismo: CAU-RS prepara ação para tentar evitar demolição de prédio

A iniciativa visa garantir que um dos exemplares da arquitetura modernista em Porto Alegre não seja demolido pelo eventual comprador. O leilão do imóvel está marcado para o dia 27 de novembro, com preço mínimo de R$ 48,1 milhões. 

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/CE: EDITAIS: a lista com resultados preliminares já está disponível!

As listas preliminares com as notas atribuídas pelas comissões avaliadoras dos concursos de I Patrocínio Literário em Arquitetura e Urbanismo e do I Prêmio de Jornalismo do CAU/CE já está disponível. Essas iniciativas visam reconhecer e valorizar contribuições excepcionais nos campos da arquitetura, urbanismo e jornalismo.

 

CAU/DF: Vem aí o 11° Encontro CAU/DF – Diálogos Brasilienses

Será um evento híbrido gratuito (com transmissão ao vivo – www.youtube.com/@caudfoficial), com palestras e homenagens a profissionais da Arquitetura e do Urbanismo, finalizando com o coquetel de encerramento.

 

CAU/SC: CAU/SC traz especialistas de oito estados para Vivências em ATHIS

O evento voltado à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social vem reunindo mais de 60 interessados, entre arquitetos e urbanistas, acadêmicos e gestores públicos. Programação incluiu oficina de terra com taipa de pilão e adobe.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Cinco casas de vidro à beira d’água

Os projetos  demonstram como corpos d’água próximos podem ser mais bem aproveitados com uma arquitetura e design excepcionais.

 

ArchDaily: Por que o tempo é um problema para os arquitetos?

Desde o surgimento do modernismo, os arquitetos têm enfrentado um dilema ao lidar com a realidade do tempo. Isso se torna um problema, pois o tempo e a gravidade são duas forças universais.


ArchDaily:
Um lugar para a arte na produção industrial de elementos construtivos

Historicamente, a arquitetura tem servido como um meio para a expressão artística. Elementos de construção eram adornados e esculpidos em relevo, com inscrições, murais, afrescos, bustos e esculturas figurativas de diferentes estilos.

 

Casa Vogue: Os 11 mosteiros mais remotos do mundo

Construídos em ilhas remotas ou a dezenas de metros de altura em penhascos íngremes, esses mosteiros surpreendem por sua arquitetura e significado espiritual.

 

Casa Vogue: Demolição de palacete de quase 100 anos em São Paulo gera polêmica: “Triste”

Construção de 1926 era uma das que resistia no Tatuapé, na zona Leste da cidade.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Folha de S. Paulo: LDO inclui emenda para construção de ‘centros da paz’ pelo país

Inspirados em uma política de urbanismo social de Medellín, na Colômbia, esses equipamentos estão em operação no Recife há sete anos e se destinam a medidas de fortalecimento comunitário e prevenção à violência. Incluem, por exemplo, atividades esportivas e bibliotecas.

 

O Globo: Primeira demolição de prédio residencial em Brasília comove moradores: ‘Os interesses econômicos sempre prevalecem’

Iniciada na segunda-feira, a destruição do bloco S da quadra 403 da Asa Sul carrega o simbolismo de marcar o início de uma mudança na paisagem urbana da cidade que é considerada patrimônio cultural da humanidade.

 

G1/PA: Festival Interativo de Música e Arquitetura faz programação gratuita no Theatro da Paz nesta quinta, 16

Festival homenageia os teatros históricos do Brasil, promovendo uma convergência lúdica entre música e arquitetura em alguns dos mais importantes templos da arte e da cultura brasileira.

 

G1/SC: Casa inspirada em ponte cartão-postal de Florianópolis ganha prêmio internacional de arquitetura

Casa Ponte concorreu com um projeto em Manchester, no Reino Unido, e outro na Letônia. Projeto foi vencedor do Golden Trezzini Award, e resultado foi anunciado na Rússia.

 

G1: Medidas contra calor extremo para sem-teto precisam deixar de ser emergenciais e tornar-se estruturais, diz especialista

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Denise Duarte falou em entrevista ao podcast O Assunto da importância da criação dos chamados ‘oásis urbanos’.

 

Observatório das Metrópoles: O ConCidades voltou! Conselho das Cidades é retomado após seis anos de inatividade

Paralisado desde 2017, a retomada das atividades do Conselho das Cidades (ConCidades) representa uma conquista e o fortalecimento das vias de participação social e controle social na Política Urbana.

 

Observatório das Metrópoles: Seminário Internacional sobre Habitação e Direito à Cidade na América Latina aborda desafios e perspectivas da região

Durante o evento, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de novembro, foram realizadas mesas de debate que discutiram Política Habitacional, Autogestão e Autoconstrução, Dinâmicas Imobiliárias, Precariedade Habitacional e Universidade no Território, além de uma palestra de abertura.

 

Observatório das Metrópoles: A importância das Zonas Especiais de Interesse Social para a inserção urbana da população em situação de pobreza no Recife

O artigo foi escrito por Demóstenes Andrade de Moraes, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCC) e vice-coordenador do Núcleo Paraíba do Observatório das Metrópoles.O objetivo foi avaliar as condições e possibilidades dos moradores de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) em acessar e se integrar à vida urbana no Recife, a partir do caso das ZEIS 1.

 

Nações Unidas do Brasil: ONU: Ações climáticas atuais são insuficientes para limitar aumento da temperatura global

Divulgado antes da COP28, relatório da ONU sobre mudança climática conclui que os planos nacionais de ação climática continuam insuficientes para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius. 

 

Diário do Rio: Casa no Jardim Botânico é destaque em site internacional de arquitetura

A residência conta com amplas aberturas que transcendem as fronteiras entre os espaços internos e externos, resultando em uma sensação de fluidez e dinamismo que enriquece a experiência do ambiente.

 

Extra/Globo: Conheça a história do sobrado histórico José Francisco Lippi, em Teresópolis

Com arquitetura do século XIX, local guarda a história do imigrante italiano que ajudou a escrever a história do vilarejo Venda Nova e detalhes do início do local.

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo