CATEGORIA

Cidades são tema da abertura da 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo

Roberto Montezuma
Presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma: “É preciso mudar a forma de ver a cidade”.

A palestra “Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Sustentável” abriu a 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, realizada no Centro de Convenções de Curitiba. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Roberto Montezuma, falou sobre a experiência desenvolvida na cidade de Recife, o case brasileiro a ser apresentado na Conferência da ONU que ocorrerá em Quito, no próximo ano. “É preciso mudar a forma de ver a cidade. Deve existir um projeto físico e mental também, um conceito a ser trabalhado. A sustentabilidade é econômica, social e territorial”, explicou Montezuma.

 

Muitas personalidades participaram da abertura do evento, entre elas o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Sérgio Póvoa Pires e o vereador Jonny Stica. “Fico feliz em ver momentos como esse, onde é possível debater a mudança nas cidades. Essa palestra mostrou que Recife passou por um projeto transformador. Curitiba também está vivendo algo parecido agora: estamos votando o Plano Diretor. Uma série de medidas sobre mobilidade e desenvolvimento social com mais de 130 emendas aprovadas com a participação da população. É o que vai nortear os próximos dez anos da nossa capital”, disse Stica que é também é relator do projeto de lei.

 

Da esquerda para a direita: presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar; presidente do IPPUC, Sérgio Pires; e o vereador Jonny Stica.

 

A plateia foi composta por profissionais, professores, agentes de Câmaras Técnicas do CAU/PR e estudantes. A arquiteta e urbanista, Cheila Schulz, mora em Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba. Ela trabalhou alguns anos no departamento de urbanismo da prefeitura da cidade. “Lá a gente separava a área urbana e a rural e, hoje, percebi que deveriam ser intregradas. Foi um aprendizado importante pra mim”, revelou Cheila.

 

A 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo do Paraná é apoiada pelo CAU/PR e promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Paraná (IAB-PR), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SindArq/PR), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-PR) e Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP-PR).

 

O evento vai até quarta-feira (28). Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público geral. Para fazer a inscrição basta enviar um e-mail com o nome completo para [email protected]. Também são aceitas participações nos dias, mas as vagas são limitadas. Para conferir a programação completa,clique aqui.

 

Publicado em 26/10/2015. Fonte: CAU/PR

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo