A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fez uma escuta ao CAU/BR para realizar trocas de informações sobre potenciais questões acerca de normas urbanas. A CNM foi representada por Karla França e Jordan Ferreira, analistas técnicos da área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O encontro aconteceu durante a reunião da Comissão Especial de Política Profissional (CPP), na última semana, em Brasília. Estiveram presentes: Jordan Ferreira (CNM), Karla França (CNM), Cesar Augusto Gonçalez Gonçalves (CAU/MT), Aulo Andre Leite de Aquino (CAU/RN), Alessandra Beine Lacerda (CAU/BR), Marcelo Machado Rodrigues (CAU/MA), Karla França (CNM), Sérgio Rodrigo Lebre Ferreira (CAU/PI), João Eduardo Martins Dantas (CAU/DF), Luis Hildebrando Ferreira Paz (CAU/TO).
A CNM está preparando uma pesquisa com questões objetivas sobre Plano Diretor e normas urbanas derivadas a serem aplicadas com as equipes municipais. Diante disso, França explicou sobre o desejo de se reunir com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) para realizar uma troca de informações sobre potenciais questões ou temáticas que ainda não foram mapeadas e seriam interessantes no âmbito das políticas públicas. Conforme explicado por França, essa escuta está acontecendo com diversos parceiros e a escuta com CAU/BR é essencial para alcançar os objetivos relacionados à percepção dos profissionais de arquitetura e urbanismo para a melhoria do ambiente de negócios e das boas práticas da gestão pública.
Karla França explicou sobre as pesquisas feitas pela CNM e como elas podem ajudar os gestores a tomarem decisões. Nas pesquisas, são levados em consideração vários apontamentos feitos por entidades e organizações. “Fizemos algumas conversas para buscar identificar os temas prioritários, o que as organizações estão fazendo e se precisam de alguns dados”, explicou França.
O CAU/BR vai buscar identificar perguntas e temas para contribuir com a proposta da CNM. Em um primeiro momento, a ideia é encaminhar as proposições de temas e quesitos para serem analisados pela CNM. Este será o primeiro de vários outros encontros para debater temas relacionados ao CAU/BR – uma vez que a CNM promove pesquisas recorrentes aos municípios. A ideia é estender esta escuta às demais Comissões do CAU/BR e promover essa articulação entre as entidades para somar esforços e contribuições. Na oportunidade, o coordenador da Comissão Especial de Política Profissional (CPP), Marcelo Machado Rodrigues, convidou a CNM para participar e levar o assunto na pauta do seminário da CPP a ser realizado no mês de outubro.