A Consulta Cidades Sustentáveis realizada pela startup brasileira Colab em parceria com a ONU-Habitat está aberta. A ideia é saber qual a avaliação das pessoas sobre a relação de suas cidades com o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece metas para cidades e comunidades se tornarem sustentáveis.
Na Consulta de 2020, a Colab e a ONU querem saber o que a população acha sobre prestação de contas, transparência e o alcance do ODS 11 na sua cidade. O objetivo da Consulta Cidades Sustentáveis tem relação direta com as proposições da “Carta à Sociedade e aos(as) Candidatos(as) nas Eleições Municipais de 2020”, elaborada pelo CAU/BR, IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA, que é “garantir a participação popular nos processos decisórios”, mas também afirma que “um plano de gestão eficiente deve contemplar forças de Estado, da iniciativa privada, das organizações sociais e da sociedade em geral”.
Clique aqui para responder à consulta.
A primeira edição da consulta no Brasil foi realizada pela Colab/ONU em 2018 e integrou o projeto “Sistemas de accountability para mensuração, monitoramento e recorte sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade em cidades da América Latina.

O relatório da segunda edição da Consulta será divulgado pela Colab em 5 de outubro, às 19h. O evento será transmitido via “live” nos canais da startup no YouTube e Facebook e contará com a participação de alguns gestores públicos e sociedade civil.
A Colab surgiu em 2013, com uma proposta inovadora de aproximar cidadãos de seus governos através de uma ferramenta de tecnologia, disponibilizada em canal virtual (website e aplicativo para smartphones). Seu objetivo é dar à população o poder de colaborar com questões do setor público através de publicações de zeladoria urbana, participação em tomadas de decisões e em consultas de avaliação dos serviços públicos.
Ao longo dos anos, a Colab desenvolveu sua tecnologia e metodologia em conjunto com milhares de gestores públicos e cidadãos, possibilitando uma nova forma de gerir e enxergar as cidades, tornando-as sustentáveis e colaborativas.
Saiba mais sobre a Carta à Sociedade e aos(as) Candidatos(as) nas Eleições Municipais de 2020