CATEGORIA

Com transmissão ao vivo, Café com Arquiteto abordou a eficiência energética

Arquitetos e urbanistas assistiram à palestra presencialmente e pelo Facebook do IAB-PR
Arquitetos e urbanistas assistiram à palestra presencialmente e pelo Facebook do IAB-PR

 

O posicionamento técnico do vidro plano e como esse material deve ser aplicado de forma correta nos projetos arquitetônicos foram alguns dos temas do Café com Arquiteto, que foi promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR), na semana passada.

 

Durante o evento realizado na sede do CAU/PR, em Curitiba, o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fernando Simon Westphal, destacou a nova versão da NBR 7199 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que trata do projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil. Segundo o palestrante, o arquiteto deve estar atento às questões de segurança. “O foco principal da apresentação foi o tratamento de fachadas a fim de promover melhor conforto térmico interno, com baixo consumo de energia e utilizando o vidro de controle solar como recurso. Mostrei vários conceitos com a intenção de atualizar os arquitetos sobre os produtos disponíveis no mercado para que eles possam projetar edificações mais eficientes, mantendo a integração visual com o exterior”, explicou o professor da UFSC, que é especialista em conforto ambiental com participação em mais de cem projetos certificados no país.

 

Fernando Simon Westphal
O professor da UFSC, Fernando Simon Westphal

De acordo com Simom, se comparado com outros países – especialmente os mais desenvolvidos, o índice de utilização do vidro é baixo no Brasil e ainda há um grande desconhecimento sobre o assunto. Por isso, muitos arquitetos e urbanistas acompanharam a palestra presencialmente e on-line, já que o evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook do IAB-PR (clique aqui para assistir ao vídeo do evento).

 

A arquiteta e urbanista Zilka Ferreira Andretta ressaltou a importância de projetar construções que prezem por conforto ambiental e eficiência energética. “Trabalho com grandes projetos e me preocupo com as questões que envolvem eficiência energética. Foi muito bom compartilhar essa ideia e ouvir quem tem experiência no assunto”, avaliou Zilka.

 

Já o arquiteto e urbanista Henrique Wollz Netto ficou bastante satisfeito com o evento. “O palestrante é uma referência nacional quando o tema é eficiência energética. Trazê-lo de Santa Catarina foi uma ótima iniciativa do IAB-PR, já que é sempre produtivo para os profissionais ficarem atualizados sobre diferentes tecnologias junto ao meio acadêmico”, disse.

 

Esta foi a quarta edição deste ano do Café com Arquiteto. O diretor do IAB-PR, Luiz Reis, lembrou que o mundo está passando por uma grande transformação e que os arquitetos e urbanistas precisam estar capacitados para a sustentabilidade. “A redução do consumo de energia é uma preocupação atual e o vidro pode colaborar para essa economia. Além disso, esse material é extremamente durável e permite a integração dos ambientes internos e externos, o que é uma vantagem para os arquitetos e urbanistas na hora de desenvolverem seus projetos. Tenho a certeza de que quem assistiu à palestra aproveitou e, é claro, vamos promover mais eventos interessantes”, adiantou o diretor do IAB-PR.

 

FONTE: CAU/PR

 

Publicado em 05/10/2015

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo