ASSESSORIA PARLAMENTAR

Comissão do Senado aprova Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou no dia 01/11 o projeto de lei que estabelece a data de 15 de dezembro como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (PLC 213/2015). A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu, no relatório apresentado à comissão, que “a instituição de data anual para comemorar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista tem duplo valor: o de homenagear um grupo profissional que equilibra a sensibilidade da arte com a ciência e técnica, bem como o de resgatar o poder de planejamento das cidades brasileiras e do próprio Estado”.

 

30060644644_624ac0ba5b_z
Senadora Fátima Bezerra (PT-RN), relatora do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

 

O dia 15 de dezembro foi escolhido por ser a data de nascimento do mais reconhecido arquiteto e urbanista brasileiro, Oscar Niemeyer. A celebração foi instituída normativamente por meio da Resolução CAU/BR nº. 08/2011 (clique aqui para acessar). Caso seja aprovada a lei, a comemoração em homenagem aos 142 mil arquitetos e urbanistas brasileiros passa a integrar oficialmente o calendário cívico nacional.

 

A proposta foi apresentada originalmente pelo deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que é arquiteto e urbanista, e já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados (saiba mais aqui). Na audiência pública que debateu o estabelecimento legal da data comemorativa, o parlamentar destacou a importância dos colegas de profissão “para o desenvolvimento sustentável nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas” (leia aqui a íntegra do discurso). O projeto segue agora para votação no plenário do Senado e, caso aprovado, vai a sanção presidencial.

 

Clique abaixa para acessar a íntegra do Projeto de Lei da Câmara nº. 213/2015.

 

Clique aqui para acompanhar a tramitação do projeto no Senado.

 

 

Publicado em 01/11/2016.

Uma resposta

  1. .
    Só para deixar aqui registrado, que continuamos aguardando (desde 2.013), a aprovação do PL 13/2013 que trata da transformação da carreira de Arquiteto e Urbanista em carreira Típica de Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ASSESSORIA PARLAMENTAR

CAU Brasil sugere redução de 30% das alíquotas dos tributos para serviços de Arquitetura e Urbanismo

ASSESSORIA PARLAMENTAR

Sugestão do CAU Brasil se torna indicação na grade curricular de Educação Básica

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Deputada e arquiteta Denise Pessôa recebe CAU Brasil na Câmara Federal

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

Pular para o conteúdo