EQUIDADE

Comissão de Ações Afirmativas do CAU Brasil seguirá atuando em 2023

 

Durante a 134ª Reunião Plenária do CAU Brasil, os conselheiros federais estenderam o prazo de funcionamento da Comissão Temporária de Políticas de Ações Afirmativas (CTPAF) por mais seis meses. A Comissão foi criada em outubro do ano passado, para promover avanços nas temáticas de gênero, raça e diversidade na Arquitetura e Urbanismo. Entre essas ações, estão a criação das cotas de diversidade nas Eleições do CAU 2023 (saiba mais aqui).

 

“Estamos em processo de construção”, afirmou a conselheira Camila Leal (PB), coordenadora da CTPAF. Para os próximos meses, as metas são a minuta de uma proposta de comissão permanente para tratar das ações afirmativas, a elaboração de um Caderno de Equidade do CAU e a realização do 2º Encontro de Diversidade do CAU.

 

A conselheira Claudia Sales (CE) destacou que a discussão sobre equidade no CAU começou com foco nas questões de gênero, mas que agora esse foco está sendo ampliando para questões de raça e acessibilidade.

 

“Estamos desde o início trabalhando com três eixos: representação, ensino e estrutura”, disse. “Agora o foco é a estruturação, que demanda um fluxo de trabalho maos longo”.

 

Para o conselheiro Humberto Mauro (AP), as ações da CTPAF são importantes porque podem se espalhar pelos CAU/UF. “Estamos integrando informações e dando profundidade ao assunto”, disse.

 

A CTPAF surgiu em continuidade ao trabalho da Comissão Temporária de Raça, Etnia e Diversidade (CTRED), que promoveu o 1° Diagnóstico de Gênero do CAU Brasil, o Ciclo de Debates Cidades Inclusivas para Mulheres e o hotsite de Equidade do CAU, entre outros produtos.

 

Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EQUIDADE

CAU Brasil promove II Encontro da Diversidade em 15 e 16 de maio

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Dia Nacional da Consciência Negra: CAU Brasil promove ações para equidade

EQUIDADE

Dia Nacional da Consciência Negra: CAU Brasil promove ações para equidade

Acessibilidade

Queremos ouvir histórias de arquitetos e arquitetas transformadores(as). Conte a sua!

Skip to content