EQUIDADE

Comissão de Ações Afirmativas do CAU Brasil seguirá atuando em 2023

 

Durante a 134ª Reunião Plenária do CAU Brasil, os conselheiros federais estenderam o prazo de funcionamento da Comissão Temporária de Políticas de Ações Afirmativas (CTPAF) por mais seis meses. A Comissão foi criada em outubro do ano passado, para promover avanços nas temáticas de gênero, raça e diversidade na Arquitetura e Urbanismo. Entre essas ações, estão a criação das cotas de diversidade nas Eleições do CAU 2023 (saiba mais aqui).

 

“Estamos em processo de construção”, afirmou a conselheira Camila Leal (PB), coordenadora da CTPAF. Para os próximos meses, as metas são a minuta de uma proposta de comissão permanente para tratar das ações afirmativas, a elaboração de um Caderno de Equidade do CAU e a realização do 2º Encontro de Diversidade do CAU.

 

A conselheira Claudia Sales (CE) destacou que a discussão sobre equidade no CAU começou com foco nas questões de gênero, mas que agora esse foco está sendo ampliando para questões de raça e acessibilidade.

 

“Estamos desde o início trabalhando com três eixos: representação, ensino e estrutura”, disse. “Agora o foco é a estruturação, que demanda um fluxo de trabalho maos longo”.

 

Para o conselheiro Humberto Mauro (AP), as ações da CTPAF são importantes porque podem se espalhar pelos CAU/UF. “Estamos integrando informações e dando profundidade ao assunto”, disse.

 

A CTPAF surgiu em continuidade ao trabalho da Comissão Temporária de Raça, Etnia e Diversidade (CTRED), que promoveu o 1° Diagnóstico de Gênero do CAU Brasil, o Ciclo de Debates Cidades Inclusivas para Mulheres e o hotsite de Equidade do CAU, entre outros produtos.

 

Saiba mais aqui.

MAIS SOBRE: EQUIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EQUIDADE

CAU Brasil lança projeto “Cadernos de Políticas Afirmativas”

EQUIDADE

Comissão Temporária de Políticas Afirmativas do CAU Brasil apresenta seu relatório final de atividades

EQUIDADE

CAU Brasil promove II Encontro da Diversidade em 15 e 16 de maio

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Dia Nacional da Consciência Negra: CAU Brasil promove ações para equidade

Pular para o conteúdo