O principal assunto da primeira reunião do ano da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, realizada nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Brasília (DF), foi a implementação do Sistema de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR. “Essa é a nossa prioridade para 2017, ano de fechamento desta gestão”, afirmou o conselheiro federal José Geraldine Júnior, coordenador do órgão.
A intenção do projeto é o estreitamento das relações entre o sistema de formação profissional e o sistema de fiscalização do exercício profissional. Ele atende ainda ao Decreto Federal 5.773/2006, que estabelece que as entidades de regulamentação profissional de âmbito nacional ofereçam subsídios à decisão do Ministério da Educação nos processos relativos aos atos autorizativos de cursos superiores.
A implementação experimental do sistema foi aprovada pelo Plenário do CAU/BR no dia 17 de novembro de 2016 (clique aqui para acessar a íntegra do anteprojeto). Ainda neste primeiro semestre de 2017, serão realizadas visitas presenciais de avaliação em cinco instituições de ensino. A experiência piloto contará com equipes técnicas compostas por avaliadores externos e por representantes do CAU.

A Comissão de Ensino e Formação discutiu ainda a elaboração de resolução para regular e uniformizar o cadastramento de cursos de Arquitetura e Urbanismo no Conselho. Os conselheiros federais analisaram propostas dos CAU/UF para o aprimoramento do procedimento. As discussões são preparatórias para uma oficina de capacitação para as equipes técnicas dos CAU sobre o assunto. O evento será realizado nos dias 04 e 05 de maio de 2017, em São Paulo (SP). A intenção da Comissão é discutir e receber diretamente dos servidores sugestões sobre os procedimentos de registro de instituições de ensino superior e de egressos de cursos de graduação.
Outro item de pauta da reunião foi a revisão do Regimento Geral do CAU. Os membros da Comissão analisaram e discutiram os itens da proposta da Comissão de Organização e Administração relacionados a ensino e formação. O documento é o principal normativo do Conselho – regula o funcionamento do CAU/BR e estabelece as diretrizes para a dinâmica dos CAU/UF.
2 respostas
Caso seja possível, eu gostaria de me integrar nessa comissão.
Como fazer?
Francisco, as comissões do CAU/BR, à exceção da Comissão Eleitoral, são compostas exclusivamente por conselheiros do CAU/BR. Este ano teremos eleições, abertas a todos os arquitetos e urbanistas do Brasil. Veja o Regulamento Eleitoral em http://www.caubr.gov.br/resolucao122