Assistência Técnica

Comissão de Política Profissional incentivará empreendedorismo de arquitetos e urbanistas

Em sua primeira reunião de 2017, a 50a. Ordinária, realizada nos dia 2 e 3 de fevereiro, a Comissão Especial de Política Profissional do CAU/BR, definiu como uma das prioridades do ano o apoio ao empreendedorismo dos arquitetos e urbanistas.

 

“Deveremos atuar em duas frentes. Uma voltada para as novas tecnologias, como o BIM, que chegaram para ficar e não podem ser ignoradas no dia-a-dia da profissão. Precisamos entender melhor essas ferramentas e entender como tirar o melhor proveito delas”, afirma o coordenador Sanderland Coelho Ribeiro, conselheiro federal pelo Piauí.

 

“Iremos tratar também do empreendedorismo social que tem levado um crescente número de arquitetos e urbanistas, em especial das novas gerações, a realizarem trabalhos de projetos e gerenciamento de reformas ou obras para populações carentes. É uma continuidade do trabalho que a Comissão já vem realizando pela implementação da Lei de Assistência Técnica Gratuita no campo da Habitação de Interesse Social, cujos primeiros resultados começam a surgir em algumas cidades”.

 

CPP: Manoel de Oliveira Filho (PR), Roseana de Almeida Vasconcelos (RO, Sanderland Coelho Ribeiro (coordenador, PI), Wellington de Souza Veloso (coordenador-adjunto, PA) e Heitor Antonio Maia das Dores (AL), 

 

Os assuntos serão desdobrados em nova reunião marcada para o início de março em São Paulo, onde deverá ser definida a pauta de um seminário a se realizar ainda no primeiro semestre.

 

Outro tema tratado na reunião foi a inclusão de projetos arquitetônicos e gerenciamento de obras por arquitetos e urbanistas na linha de crédito Construcard da Caixa Econômica Federal. Hoje o financiamento é restrito à compra de material de construção em lojas credenciadas pela CEF.

 

A arquiteta Mara Luísa Alvim Motta, gerente executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal, esteve presente ao encontro e manifestou o interesse da Caixa em atender ao pleito. Ela também falou sobre o Selo Azul da Sustentabilidade Ambiental, incentivo para o uso racional de recursos naturais na construção de habitações, reduzindo o custo de manutenção dos edifícios e as despesas mensais de seus usuários, além de promover a conscientização dos construtores e cidadãos em geral sobre as vantagens das construções sustentáveis.

 

“Nossa preocupação tem sido a valorização da Arquitetura e Urbanismo que é refletida na qualidade de trabalho dos profissionais, atendendo a demanda da sociedade pela melhoria de nosso habitat”, conclui o coordenador.

 

Publicado em 07/02/2017

4 respostas

  1. Também poderiam ser debatidos assuntos ligados à administração de escritórios de arquitetura, legislação, tributação, desafios e oportunidades. Considerando que a grande maioria dos Arquitetos são empresários, donos de seus escritórios, liberais ou autônomos e que não há nos cursos de graduação nenhuma preparação para esta realidade administrativa, mas que faz parte do negócio e do dia a dia do profissional.

  2. …..Esperando o dia que o CAU vai atuar frente as prefeituras do interior para fazer valer a lei de exclusividades em projetos de Arquitetura. os Engenheiros reinam soberanos nas cidades de interior, onde ainda divulgam de forma absurdas que só Engenheiros legalizam imoves. Em Palmares a prefeitura exige calculo estrutural para imoveis de apenas primeiro andar, sendo o Engenheiro o profissional que pode fazer este serviço, na visão deles. Já denunciei no CAU-PE em 2015 e até hoje, mesmo mudando a prefeitura a rotina é a mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

COMISSÕES

Comissão Especial de Políticas Afirmativas do CAU Brasil é aprovada durante a 136ª Plenária

Assistência Técnica

Nota Técnica do IPEA defende inclusão de melhorias habitacionais no programa “Minha Casa, Minha Vida”

CIDADES

No Senado Federal, CAU Brasil propõe inclusão de ATHIS na reformulação do Minha Casa Minha Vida

CIDADES

Prefeita, arquiteta e urbanista: Conheça Karime Fayad, que está revolucionando a gestão municipal

Skip to content