CATEGORIA

Comissão de Política Urbana e Ambiental promove encontro regional em setembro no Acre

Entre os dias 8 e 10 setembro, em Rio Branco, no Acre, será realizado o encontro regional da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil).

 

O evento é promovido pela CPUA que tem como um dos objetivos propor, apreciar e deliberar sobre ações articuladas de política urbana e ambiental entre o CAU Brasil e os CAU/UFs. O encontro busca unir diferentes realidades enfrentadas no Norte do Brasil sobre o viés do meio ambiente.

 

Além disso, o encontro regional busca a estruturação do Projeto Amazônia com foco na entrega para o Congresso da UIA 2023; inserir o Projeto CAU Educa como um das ações para a conscientização da necessidade de prevenção e mitigação de riscos climáticos e recuperação de áreas degradadas por desastres ambientais desde a infância; valorizar e apoiar os projetos vencedores do edital CAU/BR nº 005/2022, por meio de divulgação e participação e avaliar após o evento as ações das CPUAs relacionadas ao Meio Ambiente para a programação do próximo ano.

 

Nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, durante a 41ª Plenária Ampliada do CAU Brasil, o conselheiro federal, Ricardo Soares Mascarello falou sobre o evento. Segundo ele, o seminário tem um tema muito relevante para o Brasil e para o planeta. “Vamos ter um foco na Amazônia por estar na região Norte, mas trabalhando nesta questão de mitigação e pensando muito nas questões de ocupação nessas áreas de preservação já que temos exemplos na Amazônia e ligação com a questão de regulamentação fundiária, mas ainda com aspectos de mudanças climáticas e que a Europa vem trabalhando com transição ecológica. Eu acho que é um tema muito importante para o CAU e a gente já convida além da CPUA região Norte outras comissões que possam participar”, disse. Ele também explicou que há  expectativa durante o evento de ter um momento só com das CPUAs para conhecer um pouco mais a realidade da região da Amazônia.

 

Em breve a programação de todo o evento será divulgada.

 

Eventos CPUA

 

Em abril deste ano, a CPUA realizou o V Encontro Nacional de CPUAs em parceria com a Comissão de Política Profissional (CPP). E, ainda, mais três encontros regionais. O primeiro da região nordeste foi realizado em Maceió (AL), entre os dias 9 e 11 de maio e teve como tema arquitetura e urbanismo como vetor de reavivamento espacial abordando questões de ATHIS e sobre processo de afundamento dos bairros por conta de processo de mineração.

 

O segundo encontro aconteceu na região centro-oeste na cidade de Campo Grande (MS). Realizado nos dias 6 e 7 de junho teve como tema simplificação do licenciamento urbanístico e edilício. Leia mais.

 

E, o terceiro evento, na região sudeste, aconteceu em Ouro Preto (MG) durante o Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a Valorização da Arquitetura e do Urbanismo. Saiba mais.

 

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo