Balanço

Comissão de Políticas Afirmativas do CAU/BR destaca avanços de 2024

 

A Comissão de Políticas Afirmativas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CPA-CAU/BR) conclui o ano de 2024 com uma série de realizações significativas voltadas para a promoção da diversidade, da equidade e do combate às desigualdades no setor da arquitetura e urbanismo.

Sob a coordenação da conselheira federal Josemée Gomes de Lima e composta por conselheiros e suplentes dos estados de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, a CPA reafirmou seu compromisso com a inclusão e a justiça social.

Ao longo do ano, a CPA-CAU/BR realizou 11 reuniões ordinárias e 10 extraordinárias, consolidando um total de 30 deliberações aprovadas. Essas deliberações embasaram a organização de eventos, publicações e iniciativas que buscam integrar os CAU/UFs e fomentar o letramento sobre diversidade no setor.

Três eventos de destaque marcaram a agenda da CPA em 2024. O 1º Encontro de Políticas Afirmativas, realizado nos dias 3 e 4 de junho, em Brasília, abordou a história da comissão e marcou o lançamento dos Cadernos de Políticas Afirmativas. Mais de 30 pessoas participaram, representando 18 CAU/UFs.

O 4º Seminário Mulher, Cidade e Arquitetura, ocorrido de 31 de julho a 2 de agosto, também em Brasília, contou com o lançamento oficial da coleção dos Cadernos de Políticas Afirmativas, com quatro volumes que abrangem temas como práticas profissionais e políticas institucionais.

Já o III Encontro da Diversidade, nos dias (21 e 22 de novembro, em Salvador/BA, promoveu debates sobre racismo estrutural, patrimônio cultural afro-brasileiro e cidades africanas. Realizado em conjunto com o “10º Salvador e Suas Cores”, reuniu mais de 60 participantes de 17 CAU/UFs.
Os conselheiros da CPA também marcaram presença em eventos relevantes, como o Congresso Internacional da Arquitetura da Paisagem, a Semana da Habitação e o 39º Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura (ENSEA). Nessas ocasiões, destacaram as iniciativas do CAU/BR em prol de políticas afirmativas.
Cadernos de Políticas Afirmativas
A Comissão revisou e lançou os Cadernos de Políticas Afirmativas, uma coleção que se tornou referência para o setor:

• Caderno 1: Política e Conselho
• Caderno 2: Ensino, Formação e Historiografia
• Caderno 3: Práticas Profissionais com Equidade
• Caderno 4: Práticas Geradoras de Equidade no Cotidiano

Entre os resultados alcançados, destacam-se:

• Sistematização de sugestões para o plano de ação de 2025.
• Ampliação do letramento sobre diversidade e equidade nas práticas arquitetônicas e urbanísticas.
• Maior integração entre os CAU/UFs em torno de temas prioritários.

A coordenadora e conselheira federal Josemeé Gomes de Lima destaca momentos de grande importância desse primeiro ano da CPA como Comissão definitiva do CAU/BR, como mudanças de assessores e alterações que normalmente são enfrentadas no primeiro ano de confirmação como Comissão definitiva.

Assista a íntegra do balanço das atividades da CPA-CAU/BR em 2025 na 50ª Plenária Ampliada do CAU/BR.

MAIS SOBRE: Balanço

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/SP apresenta balanço de ações de 2024 e perspectivas para 2025

Fórum de Presidentes teve papel ativo nas discussões estratégicas com as comissões do CAU/BR em 2024

Balanço 2024: CAU/MT apresenta dados sobre ações na área de comunicação

Pular para o conteúdo