Em sua 50ª Reunião Ordinária, realizada no dia 01/02/17, a Comissão de Relações Internacionais (CRI) do CAU/BR continuou os debates sobre os memorandos de entendimentos que estão sendo negociados com organizações de Arquitetura e Urbanismo da China, Colômbia, Rússia e Índia, assimo como a UNOPS (Escritório da ONU de Serviços para Projetos). “Nosso objetivo é fortalecer a presença da Arquitetura e do Urbanismo brasileiros no mundo, abrindo novos mercados para os nosso profissionais”, afirma o coordenador da comissão, conselheiro Fernando Diniz (PE).
A CRI também finalizou seu parecer sobre o Revisão de Polícias Comerciais da Organização das Nações Unidas (ONU). O CAU/BR enviará o documento ao Ministério das Relações Exteriores, com sugestões sobre a área de Arquitetura.
O projeto de acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (leia aqui) foi enviado a União Internacional dos Arquitetos (UIA) e mais quatro instituições que avaliam a qualidade do ensino nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Coreia do Sul. “Estamos pedindo contribuições para que o nosso sistema esteja dentro dos padrões de qualidade internacionais”, afirma Fernando. “Em todos esse lugares, só atua como arquiteto quem se formou em uma instituição acreditada”.
Outro assunto discutido foi a realização de mais uma oficina do American Institute of Architects (AIA) no Brasil, sobre processos de assistência ao projeto da cidade. O primeiro workshop do AIA no Brasil foi realizado em Porto Alegre, em 2014. Saiba mais aqui.
Publicado em 07/02/2017