CAU/BR

Comissão de Relações Internacionais promoverá novas oficinas sobre mercado exterior

 

A Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR vai promover em 2018 quatro novas Oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior, ensinando arquitetos e urbanistas como vender seus serviços em outros países. No ano passado, foram capacitados mais de 300 profissionais em eventos realizados em sete cidades Brasil afora. A iniciativa é fruto da parceria entre o CAU/BR, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Apoiam a iniciativa o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). Saiba mais aqui

 

Com o sucesso da iniciativa, os cursos de 2018 não serão direcionados mais apenas aos mercados fronteiriços (Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa), mas a todo o mundo. Deverão ser realizados em quatro capitais brasileiras, ainda a serem definidas. Esses novos cursos atendem aos objetivos da Comissão de Relações Internacionais, segundo o coordenador Fernando Márcio de Oliveira (SE). “Estamos buscando uma linha de diplomacia, entendimento com outros conselhos de arquitetos estrangeiros, com o objetivo de aumentar a mobilidade profissional de arquitetos e urbanistas entre vários países e promover a internacionalização da Arquitetura brasileira”, afirma. “Vamos promover ainda debates com a Ordem dos Arquitectos de Portugal, para ver como está a mobilidade dos arquitetos entre os dois países depois do acordo assinado com o CAU/BR”. Clique aqui para saber mais sobre o acordo entre o CAU/BR e a Ordem dos Arquitectos.

 

O Congresso Mundial de Arquitetos também foi pauta da reunião da Comissão, que aconteceu na semana passada em Brasília. Os conselheiros debateram a visita que os dirigentes da União Internacional dos Arquitetos (UIA) fez ao Rio de Janeiro, que vai sediar o evento em 2020. “A organização está evoluindo, mas ainda há muito o que fazer. Sem dúvidas o CAU/BR vai precisar estar envolvido e colaborando com o comitê orgaizador do evento”, disse Fernando. Saiba como foi a visita da UIA ao Rio de Janeiro clicando aqui.

 

Outro evento na pauta da reunião foi um Seminário Internacional sobre Gestão Inovadora de Bairros Históricos. A ideia é propagar os principais conceitos de renovação urbana, formando multiplicadores de conhecimento e gerando novos empregos para arquitetos e urbanistas em todo o Brasil.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo