CATEGORIA

Concurso de Arquitetura para o Museu Marítimo do Brasil tem recorde de inscritos

O Concurso de Arquitetura para o Museu Marítimo do Brasil, promovido pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN) e pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), teve um recorde de inscrições em concursos públicos do IAB/RJ: 191 equipes, distribuídas por 17 estados do país, se inscreveram para enviar seus projetos. Ao todo, 110 estudos preliminares foram entregues.

 

O anúncio dos premiados – do vencedor, além do segundo e do terceiro lugares e das menções honrosas – acontecerá na próxima segunda-feira, dia 9, às 17h, em uma live que será transmitida no Facebook e no canal do Youtube do IAB/RJ.

 

O Museu Marítimo do Brasil vai ser construído no Espaço Cultural da Marinha, localizado no Centro do Rio de Janeiro, próximo à Praça XV. O objetivo deste novo equipamento, que tem uma proposta conceitual inédita e de caráter nacional, é estimular o conhecimento sobre a história marítima que está intrinsecamente ligada à formação do país, destacando o mar e os rios como instâncias culturais, simbólicas e míticas. O museu fará parte de um complexo de centros culturais existentes na área central do Rio, como o Museu Histórico Nacional, o Centro Cultural do Banco do Brasil, a Casa França-Brasil, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã.

 

Por meio do concurso, a intenção da Marinha e do IAB/RJ é obter uma proposta arquitetônica inovadora para o Museu Marítimo do Brasil, que afirme a excelência da arquitetura contemporânea brasileira e agregue valor tanto à instituição quanto ao entorno urbano onde ela estará inserida.

 

Os locais com o maior número de equipes de arquitetos e urbanistas inscritas no certame foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais.

 

O arquiteto Luiz Fernando Janot, coordenador do Concurso de Arquitetura para o Museu Marítimo do Brasil, reforça que o recorde de inscrições ilustra o caráter democrático de um concurso deste tipo:

 

– Para um museu com uma proposta tão relevante para refletirmos sobre a história do nosso país, a chamada abriu a possibilidade para inúmeros profissionais, de vários estados, pensarem no tema, estimulando o debate público. O sucesso nas inscrições, a quantidade de projetos enviados e o fato de termos um júri de alta competência para avaliar as ideias nos coloca no caminho certo para construir um espaço necessário e de qualidade, essencial não só para a cidade do Rio, mas para toda a sociedade brasileira.

 

O Projeto Museu Marítimo do Brasil – Fase 1 – é realizado pelo DCAMN, Marinha do Brasil e pelo IAB/RJ, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o patrocínio da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), da Wilson Sons, da Qualicorp, da Companhia de Navegação Norsul, da Granado Pharmacias, além do apoio do Conselho Nacional de Praticagem do Brasil (Conapra).

 

 

Fonte: IAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Oficinas do Projeto Amazônia 2040: Construindo um Futuro Sustentável na Amazônia Legal

CATEGORIA

24º Seminário Regional da CED estuda aperfeiçoamento do Código de Ética e Disciplina

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

CAU Brasil realiza audiências no Congresso Nacional com parlamentares

Skip to content