Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado no dia 17 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) lançou a campanha “Destino: Patrimônio Cultural”. Uma das atividades da campanha foi um concurso de fotografia em que os interessados deveriam responder à pergunta “Qual Patrimônio Cultural de sua cidade você mostraria a um turista?” por meio de fotos que valorizem seu valor social, histórico ou artístico. As 36 fotos selecionadas estão disponíveis para votação na página oficial do IPHAN até o dia 16 de agosto.
As três fotos com maior número de curtidas e reações serão contempladas com publicações editadas pelo Iphan. Os vencedores ainda farão parte de uma matéria jornalística que será publicada no site do Instituto. Todas as imagens participantes estarão inseridas em uma galeria de fotos que será disponibilizada no site da entidade. O resultado final será anunciado no dia 19 de agosto.
Os participantes do concurso registraram sua relação com a cultura brasileira com fotos de monumentos, edificações, conjuntos urbanos ou históricos, localidades rurais, indígenas ou quilombolas, igrejas, museus, prédios, paisagens culturais, manifestações artísticas e culturais, celebrações, toda a riqueza da diversidade cultural do país.
O autor da 1ª imagem mais curtida será contemplado com a edição 2018 da Revista do Patrimônio Cultural, composta por 2 volumes; o Dossiê Iphan 13 (Modo de fazer Renda Irlandesa); o Dossiê Iphan 14 (Frevo); o Dossiê Iphan 15 (Tambor de Crioula do Maranhão) e o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes).
O autor da segunda imagem mais curtida será contemplado com o Dossiê Iphan 13 (Modo de fazer Renda Irlandesa); o Dossiê Iphan 14 (Frevo); o Dossiê Iphan 15 (Tambor de Crioula do Maranhão) e o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes). Já o terceiro colocado receberá o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes).
Dia Nacional do Patrimônio Histórico
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado dia 17 de agosto em homenagem ao nascimento do advogado, jornalista e primeiro presidente do IPHAN: Rodrigo Melo Franco de Andrade, importante protetor dos bens patrimoniais do país.
O Patrimônio Cultural é uma das principais prioridades do IPHAN. A temática é um ativo para o desenvolvimento econômico e para a sustentabilidade nos municípios brasileiros. Aliado ao turismo, a proposta é despertar a responsabilidade coletiva para a preservação do patrimônio.
Com informações do IPHAN