Clipping

Concurso Nacional Unificado vai abrir 78 vagas para arquitetos(as) e urbanistas. Salários de até 13.000 reais

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 16 de Janeiro de 2023.

 

Edição #16938

 

Brasília, 16 de Janeiro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Concurso Nacional Unificado vai abrir 78 vagas para arquitetos(as) e urbanistas. Salários de até 13.000 reais

Serão mais de 6.000 vagas para 21 órgãos públicos federais. Para arquitetos (as) e urbanistas, serão 78 vagas disponíveis – além daquelas abertas para qualquer área do conhecimento. 

 

Gazeta do Povo: Serviços de projetos de arquitetura lideram crescimento em faturamento

Levantamento recente realizado pela Contabilizei (um dos maiores escritórios de contabilidade do Brasil) revelou que eles registraram aumento de 12,7%, passando de R$ 8.020/mês para R$ 9.038/mês no comparativo entre o primeiro semestre de 2023 e igual período de 2022.

 

CNN: Confira quais projetos arquitetônicos foram eleitos como os melhores do ano

A revista mensal Architectural Digest nomeou 18 novos projetos de arquitetura como os mais espetaculares do ano através de sua lista anual “Works of Wonder” ou simplesmente “WOW”, na edição de fevereiro.

 

Nexo: Como o clima extremo pressiona as cidades em ano eleitoral

Tragédias como a desencadeada por fortes chuvas no Rio são cada vez mais comuns, e população vê efeitos da crise climática no cotidiano. Analistas políticos avaliam como tema pode aparecer nas campanhas.

 

Segs: Revitalização do Edifício Vital Brazil moderniza os espaços sem perder a história

Construído há mais de 100 anos, o Edifício Vital Brazil possui a carga emblemática de ser uma das mais belas jóias arquitetônicas do Instituto Butantan, considerado o cartão-postal da instituição por muitos que visitam o Parque da Ciência. 

 

CHUVAS NO RIO

 

G1/RJ: Lixo, assoreamento, clima, falha de políticas públicas: entenda por que rios do RJ transbordam em chuvas

São muitos os fatores que, combinados, fazem rios da Região Metropolitana transbordarem e causam tragédias. A combinação da maré alta com o grande volume de chuva e cidades localizadas abaixo do nível do mar tem como resultado grandes áreas de alagamento. Essa situação dificulta o escoamento das chuvas através dos rios e propicia inundações.

 

O Globo: Chuva no Rio: veja onde ajudar vítimas e os locais de apoio para população atingida

A chuva — que já causou mais de 10 mortes — também deixou pessoas desabrigadas. Por isso, a prefeitura estabeleceu pontos de apoios e locais de doação para os moradores atingidos.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/MT: Arquiteto e urbanista de Várzea Grande, Enodes Ferreira, foi eleito 1º vice-presidente do CAU/MT

O arquiteto e urbanista Enodes Soares Ferreira, residente em Várzea Grande, foi eleito para o cargo de 1º vice-presidente do Conselho para o ano de 2024. Para o cargo de presidente foi eleita a arquiteta e urbanista Elisangela Fernandes Bokorni, primeira mulher a ocupar o cargo. Para o cargo de 2º vice-presidente foi eleito o arquiteto Weverthon Foles Veras, residente no município de Sapezal.

 

CAU/MT: Anuidade 2024: confira tutoriais de como efetuar a negociação no novo SICCAU

O novo design oferece uma interface mais intuitiva, adaptada para facilitar o acesso tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. O processo de pagamento da anuidade também tornou-se mais transparente, permitindo que os profissionais personalizem sua jornada passo-a-passo.

 

CAU/PB: CAU/PB divulga formulário para Arquitetos e Urbanistas

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) está empenhado em entender as necessidades e expectativas dos profissionais do nosso Estado para agir de maneira eficaz diante das novas políticas de gestão do conselho.

 

CAU/RJ: Boa notícia: Fiscalização do CAU/RJ atua na Região Serrana

O CAU/RJ fiscaliza o exercício da arquitetura e urbanismo e, em especial, o exercício ilegal da profissão.

 

CAU/RJ: O CAU/RJ fiscaliza o exercício da arquitetura e urbanismo e, em especial, o exercício ilegal da profissão

Em artigo publicado no site Nova Iguassu Online, Loureiro observa que “em todos os lugares apresentados, há ruas destinadas sobretudo aos pedestres, algumas declivosas ou vencidas por escadarias, levando a locais públicos propícios a encontros e práticas de lazer e entretenimento diversos.

 

CAU/SP: Seminário em fevereiro apresenta patrimônio histórico de Jarinu e discute importância do tombamento

Por meio do edital “PAT Cultural”, o CAU/SP apoiou o projeto “Inventário Colaborativo do Patrimônio Histórico do Município de Jarinu – SP”, sob responsabilidade da organização Companhia Canto e Riso em parceria com o grupo ATHIS na Baixada.

 

ENTIDADES

 

CBIC: CBIC debate desafios do MCMV no Norte do país com ministro das Cidades

De acordo com o ministro das Cidades, para que a região avance é preciso preservar os recursos destinados aos estados e promover ações conjuntas para reduzir as desigualdades de maneira igualitária.

 

CBIC: Ministério da Saúde reativa e repactua obras ou serviços de engenharia

A Portaria nº 3.084/2024 do Ministério da Saúde (MS), publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (15), que dispõe sobre as repactuações entre o Ministério da Saúde e os entes federativos e a reativação de obras ou serviços de engenharia destinados à saúde no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Como projetar para a informalidade?

A arquitetura informal é o modo dominante de urbanização em cidades de rápido crescimento e industrialização em todo o mundo. Em Délhi, cidade com a maior população da Índia, metade de seus moradores vive em assentamentos informais. 

 

ArchDaily: MASU Planning vence Prêmio Dinamarquês de Paisagismo 2023 com projeto do Jardim H.C. Andersen

O Prêmio Dinamarquês de Paisagismo 2023 foi concedido ao Jardim H.C. Andersen, projetado pela MASU Planning. O prêmio busca reconhecer trabalhos de arquitetura paisagística que servem de “inspiração” para a indústria.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Folha de S. Paulo: Livro conta como Sergio Rodrigues mobiliou os palácios de Brasília

Rodrigues nasceu em 1927 e começou sua carreira como arquiteto, mas se firmou mesmo como designer de móveis. Ele se preocupava com os encaixes de madeira das peças que criava, e ficou conhecido por usar couro e palhinha nas suas poltronas, que vendia na loja Oca, um ponto de encontro de intelectuais e gente das artes no Rio de Janeiro da metade do século 20. O designer morreu devido às complicações de um câncer em 2014, aos 86 anos.

 

G1/AM: Trevo do Rapidão Rodoanel é inaugurado na Zona Leste de Manaus

Novo corredor viário de Manaus desviará a circulação de veículos pesados do Centro, facilitando o deslocamento entre as zonas norte e leste da capital e o acesso ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

 

Correio Braziliense: Renovação e aconchego: Peach fuzz é a cor do ano na arquitetura

Peach fuzz, a nova Cor Pantone 2024 e em alta no mercado mundial, pode ser aplicada na área de decoração e arquitetura, trazendo conforto e leveza para o lar.

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

 

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Pular para o conteúdo