O concurso é parte integrante da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – HABITAT III, que será realizado em Quito (Equador), em outubro de 2016.
A competição será desenvolvida em uma única etapa e possui três categorias: arquitetura e urbanismo para assentamentos em ecossistemas de manguezal do Golfo de Guayaquil; arquitetura e urbanismo para assentamentos em zonas de risco de erupções vulcânicas nas proximidades do Vulcão Tungurahua; e arquitetura e urbanismo com soluções de habitação em assentamentos urbanos marginais de Guayaquil.
A comissão julgadora do concurso elegerá, para cada uma das três categorias, três equipes finalistas. O professor orientador do projeto vencedor de cada categoria, terá a oportunidade de ir a Quito como convidado para apresentar seu projeto. O professor poderá levar também um membro da equipe. As propostas finalistas serão divulgadas na página oficial do concurso com o respectivo reconhecimento e serão expostas no HABITAT III junto com os projetos do Concurso da XX Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito – XX BAQ 2016.
A Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (HABITAT III) será realizado em Quito, de 17 a 20 de outubro de 2016. O evento, que ocorre a cada 20 anos, tem como objetivo discutir e estabelecer compromissos para uma agenda urbana sustentável a nível global. O Habitat III será, além da Cúpula sobre Mudança Climática COP21, a primeira Cúpula Mundial das Nações Unidas após a adoção da agenda de desenvolvimento