CATEGORIA

Concursos vão premiar ideias de qualificação do espaço urbano em SP e BH

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis, instituição internacional de pesquisa que transforma ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem estar humano, lançou nesta quinta-feira (14/4) dois editais de concurso. Os certames, um para São Paulo e outro paraBelo Horizonte, irão selecionar e premiar as melhores ideias de qualificação do espaço urbano e que priorizem o transporte não motorizado. Os certames são voltados a arquitetos e urbanistas e engenheiros.

 

Na capital paulista, o concurso São Paulo Áreas 40 tem como desafio redesenhar áreas com velocidade reduzida a 40km/h em espaços de três movimentados bairros da cidade: Brás, Santana e Lapa. A proposta deve apresentar um conjunto de intervenções destinadas a priorizar o deslocamento ativo de forma segura e confortável. As inscrições e o envio das propostas poderão ser feitos entre 23 e 31 de maio.

 

Em Belo Horizonte, o Concurso Acessibilidade para Todos irá premiar as melhores ideias de requalificação de espaços, equipamentos e sistemas de mobilidade urbana em três áreas com diferentes dificuldades de circulação: trechos com alta declividade, com calçadas estreitas ou em estação de integração de transporte coletivo. A ideia é que as soluções encontradas para essas áreas específicas possam ser replicadas em outros espaços com problemas similares. As inscrições são de 19 a 27 de maio.

 

Todas as propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por especialistas em acessibilidade e mobilidade urbana da sociedade civil e de órgãos públicos. No Concurso Acessibilidade para Todos, de BH, uma pessoa com deficiência também fará parte do júri.

 

“A participação de profissionais que vivenciam a cidade é fundamental para desenhar espaços com um olhar mais inovador e atento às necessidades dos habitantes. Os Concursos também propiciam aos cidadãos uma oportunidade de dar a sua contribuição sobre como resolver alguns problemas dentro de uma perspectiva técnica”, comenta a coordenadora de Mobilidade Urbana e Acessibilidade da WRI, Paula Rocha.

 

Acesse os sites: concursoareas40.org e concursoacessibilidade.org para mais informações sobre as datas de inscrições e como participar.

 

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha com os gestores municipais e prefeitos das cidades para desenvolver projetos que tenham impactos reais, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano, segurança viária, resiliência e governança.

 

FONTE: FNA

 

Publicado em 18/04/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo