A Rede Brasil Urbano, composta por presidentes dos CAU/UF com a intenção de mobilizar a sociedade em prol do planejamento e da transformação urbana, foi apresentada durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), no último dia 26 de abril, em Brasília. Na ocasião, o líder da iniciativa e presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, falou sobre a implantação da Nova Agenda Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU) e sobre a importância de congregar esforços nesse sentido. Os presidentes de CAU/UF também aproveitaram o evento para conversar com vários gestores municipais e entregar a Carta dos 100 Dias – Por um Pacto pelo Direito à Cidade. O material foi distribuído ainda no jornal do evento e em um estande do CAU/SP no local.
“Nosso grande desafio é compartilhar e conectar conhecimento. Assim, subsidiamos os gestores públicos para que tirem do papel planos e projetos sob medida para cada uma das nossas cidades e empoderamos os cidadãos para que possam monitorar esse processo”, resumiu Montezuma. Para ele, a visão de longo prazo é o ponto de partida da transformação. “Devemos nos perguntar: qual é a cidade que precisamos? Qual é a alma da nossa cidade? Só a partir daí é que teremos respostas para aspectos como legislação urbanística e financiamento”, alertou. Ainda acordo com o presidente do CAU/PE, “o papel de nós presidentes é exatamente no sentido de pensar o nosso desafio para fora do próprio CAU, para a sociedade. E dentro da sociedade os prefeitos e os gestores públicos desenvolvem um papel importantíssimo. E aqui é uma reunião de aproximadamente 10 mil pessoas interessadas em cidades, uma oportunidade para a voz do CAU chegar às pessoas”.
Em outro debate, sobre “Ressignificação Urbano-Ambiental das Cidades Brasileiras”, o presidente da CAU/SP, Gilberto Belleza, palestrou sobre a significância da sustentabilidade. Segundo ele, há dois pontos significativos para se desenvolver projetos inovadores e duradouros em sustentabilidade, a consciência e o planejamento. De acordo com Belleza, planejamento é essencial para viabilizar os projetos que adequarão as cidades e darão maior credibilidade urbana. “Se não começarmos a planejar conscientemente, passaremos rapidamente para um processo de deterioração do planeta. Qualquer mudança não pode ser realizada se continuarmos fazendo o mesmo”, lamentou.
EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS
Reunindo outros grupos já formadas no país, como a #RedeRecife500anos, a rede nacional é fruto de um movimento liderados pelos presidentes de CAU/UF em todo o país para mapear e potencializar experiências de transformação urbana bem-sucedidas. A apresentação da Rede foi assistida por presidentes de outros CAU/UF, como o presidente do CAU/ES, Tito Carvalho, que chamou atenção para projetos já em curso. “A Praça Mauá, no Rio de Janeiro, e o Jardim do Baobá, no Recife, são exemplos de que essa transformação urbana é possível e já está acontecendo”, afirmou. Já o presidente do CAU/MT, Wilson Andrade, lembrou a importância de se realizar campanhas e eventos que aproximem os cidadãos da temática urbana.
De acordo com Patrícia Luz, presidente do CAU/RN e coordenadora do Fórum de Presidentes de CAU/UF, é uma preocupação da gestão do Conselho o relacionamento direto com as prefeituras. “Abrimos essa discussão neste ano com essa campanha que o CAU/BR encabeça: “Concorda, Prefeito?”. Então conciliamos a agenda do Fórum com o mesmo período do encontro com municípios. Então aqui cada presidente tem, neste momento, uma oportunidade de levar ao seu Conselho a importância de chegar junto ao prefeito. Então aqui a gente está coletando informações para chegar junto ao prefeito e poder realmente dizer: prefeito, aceita a nossa ajuda? Olha aqui o que podemos fazer por seu município. Porque aqui a gente está conhecendo o que eles estão tratando, o que eles estão necessitando”.
Durante o evento, a Rede Brasil Urbano e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH) assinaram termo de cooperação com o objetivo de apoiar a implementação da Nova Agenda Urbana. O momento integrou a programação da Sala Temática com o assunto “Cidades inteligentes, humanas e eficientes, que contou ainda com falas como a do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia; do vereador de Lisboa Rui Neves; e a do presidente da RBCIH, André Gomyde.
Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS é um evento bienal que reúne gestores municipais de todo o país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes, etc. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas passam pelo Encontro, que teve a quarta edição realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, do dia 24 ao dia 28 de abril de 2017.
Veja também:
Nova Agenda Urbana: Conheça os principais desafios a serem enfrentados pelo prefeitos
Arquitetos e urbanistas marcam presença em Encontro dos Municípios
Carta dos 100 Dias – Por um Pacto pelo Direito à Cidade
Com informações do CAU/PE e do IV EMDS