Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, vários CAU/UF lançaram campanhas para prestigiar arquitetas e urbanistas do Brasil. Elas representam 61% do total de profissionais em atividade no país, e sua representatividade cresce a cada dia mais. Observando-se a faixa etária dos profissionais, se percebe que a predominância feminina é maior entre arquitetos mais jovens. Se entre os profissionais com idades entre 41 e 50 anos as mulheres são pouco mais que a metade (57,4%), entre os 20 e 25 a anos essa taxa é de 78,3%. Os homens são maioria apenas na faixa acima de 61 anos, na qual eles são 71% do total.
O CAU/RN realiza ações em Natal e Mossoró. Para quem tem a carteirinha do CAU e quer desfrutar de alguns serviços especiais, basta apresentá-la no local e ganhar descontos que vão de 20% a 50%.
Já o CAU/RS preparou uma série de entrevistas para o Especial Dia da Mulher. Contando histórias de mulheres inspiradoras, a primeira publicação do dia foi a arquiteta Ana Lore Miranda, que é uma das finalistas do concurso “Imagem da Capa 2016”, promovido pela AAI Brasil/RS.
Em sua campanha, o CAU de Minas Gerais escolheu grandes arquitetas para retratar a importância feminina na profissão, como a Carmen Portinho, que atuou na elaboração e coordenação do projeto estrutural do Aterro do Flamengo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O CAU de Santa Catarina lembra o quão as mulheres são dedicadas e parabeniza as arquitetas e urbanistas pelo Dia Internacional da Mulher.
Escolhendo momentos importantes no mundo da arquitetura, protagonizados por mulheres, o CAU/BA traz inspiração para o Dia Internacional da Mulher. Entre elas, está a arquiteta iraquiana Zada Hadid, que foi a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker de Arquitetura.
O CAU/RR tem como presidente em exercício Perpétua Barbosa, que escreve uma breve mensagem de apoio às colegas. Neste Dia Internacional da Mulher, o Conselho homenageia as arquitetas e urbanistas com uma arte e o fundo do site na cor rosa.
Em arte, o CAU/AC mostra que acredita na força íntima de todas as mulheres.
O CAU/MT homenageia as mulheres em uma arte em que mostram a importância delas na construção da vida.
O CAU/RJ aproveita o Dia Internacional da Mulher para reforçar a importância das arquitetas e urbanistas na construção de um mundo melhor.
O CAU/MS destacou a delicadeza da mulher como mãe, esposa e amiga.
O CAU/DF parabenizou as mulheres pela sua capacidade de assumir diversos tipos de papeis na sociedade.
O CAU/TO encoraja mulheres a assumirem qualquer papel que desejem na sociedade.
Publicado em 08/03/2016.