A arquiteta e urbanista Sheila Patrícia de Andrade foi a vencedora nacional do I Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Paisagismo, promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) em parceria com o CAU/SP. O anúncio foi feito pela própria homenageada em cerimônia de premiação no dia 21 de novembro, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB/SP), na capital paulista.
O concurso teve a participação de 57 trabalhos de graduados em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2016 em cursos aprovados pelo Ministério da Educação de todo o país. Cada instituição teve a chance de indicar até dois trabalhos finais de graduação de qualquer porte na área da arquitetura paisagística, de planejamento da paisagem, de pesquisa histórica ou de crítica da área. “Verificamos que há muitos estudantes do Brasil inteiro, de Norte a Sul, interessados no paisagismo. E isso é muito positivo, porque indica que vamos ter cada vez mais arquitetos e urbanistas nessa área”, comemora Nina Vaisman, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).
A arquiteta e urbanista Rosa Kliass, que deu nome ao prêmio, celebrou o alto nível dos projetos inscritos. “Fiquei impressionadíssima com a qualidade dos trabalhos. Chamou minha a atenção a abrangência dos escopos. Os estudantes realmente absorveram a questão da Arquitetura de Paisagem no planejamento da cidade e retiraram das situações soluções próprias e funcionais”.
O concurso
O I Prêmio Rosa Kliass teve duas fases: na primeira, foram selecionados cinco vencedores regionais pela comissão julgadora; na segunda fase, foi eleito, entre os selecionados, o vencedor nacional. A escolha foi referendada pela própria Rosa Kliass. O maior prêmio ficou com o projeto “Urbanidade oculta: uma reconciliação entre os espaços livres e as águas urbanas em Xaxim, SC”, de Sheila Patrícia de Andrade, recém-formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, Rio Grande do Sul. O trabalho foi orientado pela professora Daiane Regina Valentini.
Os autores dos cinco trabalhos vencedores regionais do I Prêmio Rosa Kliass receberam R$ 1.000 e um troféu elaborado pela ceramista Heloisa Nunes. Os seus respectivos orientadores e a instituição de ensino receberam certificado de premiação. Além do trabalho vencedor nacional, e dos outros quatro vencedores regionais, foram concedidas sete menções honrosas.
A comissão julgadora foi composta pelos arquitetos e urbanistas Vera Tângari, Luciano Fiaschi, Barbara Prado, Alessandro Filla Rosanelli, Eduardo Barra, Monica Bahia Schlee, Luciana Sckenk, Fabio Robba, Luiz Vieira, Alexander Hulsmeyer, Paulo Pellegrino, Ligia Paludetto e Rosa Kliass. Os jurados de uma região não avaliaram os trabalhos de suas próprias regiões.
Vencedor nacional
O trabalho vencedor (veja aqui a prancha) foi desenvolvido nos dois últimos semestres da graduação da agora arquiteta e urbanista Sheila Patrícia de Andrade. O foco do projeto é a reabertura e requalificação do entorno de vários trechos hoje canalizados do Rio Xaxim, no município de mesmo nome, em Santa Catarina.
“A intenção é resgatar a memória positiva do rio, que os moradores mais antigos da cidade têm. Além disso, ajudar a resolver os problemas de drenagem urbana – que geram alagamentos em áreas residenciais próximas –, e trazer espaços mais agradáveis para a população”, explica a premiada.
Tanto a ex-estudante quanto a orientadora do projeto, Daiane Regina Valentini, são naturais do município de Xaxim (SC), o que motivou o desenvolvimento do projeto para a cidade. “As duas pranchas apresentadas para o prêmio são parte de um trabalho maior, em múltiplas escalas, que envolvia a elaboração de um planejamento urbano para o município, focado na articulação dos espaços livres com os espaços construídos”, explica a docente.
“O trabalho vê a Arquitetura Paisagística fora daquela visão bucólica do paisagismo como produtor espaços ajardinados separados para entende-lo como produtor de parte do espaço urbano, de forma integrada, promovendo a qualidade de vida das pessoas”, completa Daiane.
Homenageada
Rosa Kliass é uma das pioneiras da Arquitetura Paisagística no Brasil. Natural de São Roque, estância turística localizada a 60 quilômetros da capital paulista, a arquiteta e urbanista segue ativa aos 85 anos de idade. Seus projetos paisagísticos mais conhecidos são o da Avenida Paulista (1973) e o da revitalização do Vale do Anhangabaú (1981), ambos em São Paulo; o do Parque do Abaeté, em Salvador; e, mais recentemente, as obras em grande escala para o Parque do Forte, no Amapá, e para o Mangal das Garças, no Pará, no início dos anos 2000.
Paralelamente à sua trajetória profissional, Rosa militou pelo reconhecimento no país da “Arquitetura da Paisagem”, como ela gosta de mencionar. A profissional foi a criadora e primeira presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), em 1976.
Incentivo à Arquitetura Paisagística
Para a arquiteta e urbanista, os trabalhos demonstram o grande potencial da área. “Foi muito interessante o que eles apresentaram: trabalhos ligados ao meio ambiente e às realidades regionais e direcionados aos espaços públicos. Muitos projetos de revitalização de áreas degradadas, com uma preocupação que veio à tona depois do incidente ambiental provocado pela mineradora Samarco em Minas Gerais”, afirmou.
Para Andrea Arruda, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a iniciativa da ABAP reforça a importância do trabalho final de graduação (TFG) como indicador do ensino que vem sendo praticado no país. “O TFG faz a transição da formação para a prática profissional. É uma espécie de exame de ordem em que o estudante comprova o domínio do ofício a partir da autonomia para escolha do tema e do professor orientador”. Nesse contexto, “o Prêmio permitirá uma radiografia dos melhores alunos e, ao mesmo tempo, será o reconhecimento do mérito do orientador e da instituição”.
Premiados
Confira a lista completa dos vencedores do I Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Paisagismo:
Região 1 (NORTE E CENTRO-OESTE)
Thais Lacerda de Castro
A terceira margem (veja aqui a prancha)
Orientador: Elane Ribeiro Peixoto
Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF)
Região 2 (NORDESTE)
Nicholas Alexandre Dourado Beloso
Ecossistema urbano: ecologia e paisagem na Enseada do Cabrito (veja aqui a prancha)
Orientador: Naia Alban Suarez
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador (BA)
Região 3 (MG-RJ-ES)
Aydam de Paula
Município-parque: sistema de espaços livres da bacia do rio bengalas/Nova Friburgo-RJ (veja aqui a prancha)
Orientador: Vera Regina Tângari
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ)
Menções honrosas
Michele Ferreira de Abreu
Redescobrindo a orla: um lugar de lazer e memória na Ilha do Governador
Orientador: Raquel Hemerly Tardin Coelho
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ)
Maiara Dos Santos Dias
(Re)pensar o não lugar: Projeto de regeneração urbana do baixio e entorno da Ponte da Passagem, em Vitória-ES
Orientador: Karla do Carmo Caser
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Raquel Correa Mesquita
A Integração de áreas fragmentadas através do Projeto de Espaços Livres de Uso Público. Uma transformação do caminhar no bairro Bento Ferreira, em Vitória, ES
Orientador: Ana Paula Rabello Lyra
Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha (ES)
Ingrid Souza da Silva
Parque Urbano Germinar: Melhoria da qualidade de vida através da cultura, educação ecológica e esporte no município de Duque de Caxias – RJ
Orientador: Glaucineide do Nascimento Coelho
Universidade do Grande Rio Professor José De Souza Herdy (Unigranrio), Duque de Caxias (RJ)
REGIÃO 4 (SP)
Lais Nogueira
Recuperação e Requalificação de Área Degradada por Extração Mineral: Aglomeração Urbana de Piracicaba – Piracicaba (veja aqui a prancha)
Orientadora: Lígia Nerina Rocha Duarte
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Santa Bárbara D´Oeste (SP)
Menções honrosas
Murilo Bruno Camurça
Favela e cidade: uma proposta de urbanidade para o Jardim San Rafael
Orientador: Arlete Maria Francisco
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Presidente Prudente (SP)
Julia Lobo Caixeta
Revisitando um sonho moderno. Sistema de espaços livres de Goiânia: dos planos de Attílio Corrêa Lima e Armando de Godoy à situação atual
Orientador: Marta Enokibara
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Bauru (SP)
VENCEDORA NACIONAL – REGIÃO 5 (SUL)
Sheila Patrícia de Andrade
Urbanidade oculta: uma reconciliação entre os espaços livres e as águas urbanas em Xaxim, SC (veja aqui a prancha)
Orientadora: Daiane Regina Valentini
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim (RS)
Menção honrosa
Gustavo Dörfschmidt
Conexão de espaços livres na área central de Santa Rosa, RS
Orientador: Fábio Müller
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria (RS)