CAU/UF

Congresso das Cidades: CAU/PI apresenta palestras para gestores municipais

Prefeitos, secretários municipais, técnicos e assessores de prefeituras do Piauí participaram na tarde de quarta-feira (15), de uma série de discussões promovidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí no Congresso das Cidades. O evento organizado pela TV Cidade Verde, em parceria com o Sebrae e o governo do Estado reuniu gestores de 218 municípios. O CAU/PI é um dos parceiros do evento.

 

 

No auditório 3, em estrutura montada na sede da Federação das Indústrias do Piauí – Fiepi, o professor doutor Roberto Montezuma, presidente do CAU/PE, proferiu palestra sobre a Nova Agenda Urbana da ONU e Teresina 2036. Ele explicou o conceito de cidade trabalhado pela Organização das Nações Unidas, defendeu um planejamento urbano formulado pelo engajamento da sociedade e destacou projetos de parcerias entre cidades brasileiras.

 

 

Antes da palestra de Montezuma, o presidente do CAU/PI, Emanuel Castelo Branco e a gerente técnica e de fiscalização do CAU/PI, Mariana Formiga, apresentaram informações sobre a função e os desafios do Conselho, além de avaliações e programas que o CAU/PI dispõe e que podem ser objetos de parcerias com as prefeituras.

 

 

A segunda palestra foi ministrada pelo advogado Natan Pinheiro, presidente da Comissão de Desenvolvimento e Patrimônio da seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele explicou a legislação brasileira relacionada ao Plano Diretor das cidades, o Meio Ambiente e Patrimônio. O especialista também pontuou a importância dos municípios elaborarem planos ouvindo a população e ter corpo técnico especializado na estruturação dos planos.

 

 

Por fim, antes de encerrar as atividades, os presentes participaram de uma mesa redonda com espaço destinado a comentários dos participantes. Conduzindo as discussões, estavam o Arquiteto e Urbanista João Alberto, ex-secretário de Planejamento de Teresina, o presidente do CAU/BA, Guivaldo D’Alexandria Baptista, e os palestrantes Roberto Montezuma e Natan Pinheiro.

Durante a discussão, os participantes tiraram duvidas sobre a legislação e desafios de implantar um Plano Diretor adequado a cada município. Ainda durante a apresentação, os debatedores citaram projetos e plataformas digitais fundamentais para gestores, como o Capacidades, do governo federal.

 

 

Fonte: CAU/PI

MAIS SOBRE: CAU/UF EVENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

EVENTOS

Inscrições abertas para o Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

Pular para o conteúdo